Praias primitivas e o efeito terapêutico da areia monazítica do belíssimo balneário de Cumuruxatiba

Praias primitivas e o efeito terapêutico da areia monazítica do belíssimo balneário de Cumuruxatiba
16 dezembro 10:09 2016 Imprimir esta notícia

O distrito de Cumuruxatiba, no litoral norte do município de Prado, é o balneário baiano reduto de beleza natural e de muito aconchego e está entre os 10 balneários naturais mais luxuosos do Brasil. Praias, sol, calor, gente bonita e muitas frutas, é o clima subtropical que caracteriza o balneário de Cumuruxatiba e o charme das suas praias primitivas em qualquer época do ano, principalmente no verão.

Neste verão o balneário de Cumuruxatiba recebe pela primeira vez na sua história a partir do dia 6 de janeiro, uma Festa Internacional Rave e que terá como palco a Praia do Moreira, há 4 quilômetros ao norte do centro do balneário, uma das mais belas praias do Brasil e capaz de deixar qualquer um deslumbrado com tanta beleza natural, especialmente na maré baixa.

raved8Rave é um tipo de festa que acontece longe dos centros urbanos, especialmente em beira de praias desertas e fazendas longínquas, com longa duração, geralmente são 5 dias e o ponto alto do evento é a música eletrônica, que agora em janeiro no balneário de Cumucuruxatiba deve atrair gente do mundo inteiro e movimentar de forma significativa a sua economia local.

Cumuruxatiba está localizada no litoral norte do município de Prado, região do extremo sul baiano, cujo município turístico possui a mais extensa malha costeira do estado da Bahia com 84 quilômetros de lindas praias. O balneário de Cumuruxatiba no litoral norte do município, já é o próprio charme do recanto.

raved7Para quem quer fugir um pouco da agitação e preferir lugares mais calmos, com praias virgens e um jeito interiorano trata-se de uma ótima opção para desfrutar de falésias, rios, bicas, ilhas de pedras, cachoeirinhas, coqueiros, represas de água natural, praias modeladas, gente linda, frutas naturais, muita sombra e as tradicionais moquecas de peixe e mariscos diversos.

raved6Uma das praias mais famosas de Cumuruxatiba é a Praia da Areia Preta, porque possui uma grande faixa de areia preta na praia e as pessoas costumam se enterrar sob a areia monazítica por seu suposto efeito terapêutico, sendo popularmente utilizada no tratamento de artrites e inflamações uma vez que, espalhada sobre a pele, produz uma radiação que, segundo os defensores da ideia, estimula os tecidos e favorece o fluxo sanguíneo na região afetada.

raved5A Praia da Areia Preta com falésias de até 30 metros de altura, costuma receber um bom número de visitantes, que encontram aqui um bom lugar para relaxar. Com uma boa faixa de areia preta, o mar é tranquilo de águas transparentes, com a presença de algumas pedras na água e na areia. É uma boa opção para passar um dia agradável na praia, seja descansando ou mergulhando. Embora, no local não possui nenhuma estrutura de barracas ou abrigos, quem for a praia precisa ir munido de sobreiros, água e lanches.

A areia monazítica é um tipo de areia que possui uma concentração natural de minerais pesados, podendo ocorrer ao longo do litoral e em determinados trechos de rios. A areia monazítica contém uma abundante quantidade de monazita – minério constituído por fósforos de metais do grupo do cério – e de tório, principalmente o isótopo 232. Possui também significativa quantidade de urânio, que juntamente com o tório é responsável pela sua radioatividade.

raved4A quantidade de areia monazítica nas praias de Cumuruxatiba é bastante variável, indo desde a sua ausência a um percentual de 60% ou mais em locais de grande concentração. Na praia do centro, as pessoas desavisadas costumam dizer que a praia tem lama, sem ao mínimo imaginar que estão sobre um solo marítimo dos mais importantes do planeta e expostas sobre os efeitos curativos deste tipo de areia. Muitos brasileiros e estrangeiros vão morar em Cumuruxatiba, apenas para se enterrar diariamente na areia monazítica ou para freqüentar as praias de areia mole para de fato diminuir os sintomas de doenças crônicas.

Cumuruxatiba fica a 32 quilômetros de Prado, via estrada de terra muito bem conservada, que lhe dá chance de conhecer belas paisagens durante a viagem, a exemplo das praias do Farol, Amendoeira, Tororão, Paixão e Japara. Chegando ao destino, o encanto está nas praias do centro, Areia Preta, Píer, Rio do Peixe, Moreira, Ibassuaba e Calambrião.

raved3Além das praias da Foz do Rio Cahy, local origem da história nascida em 1500, onde a caravana portuguesa do comandante Pedro Álvares Cabral capitaneada por Nicolau Coelho desembarcou em terra firme para cumprimentar os índios pataxó, e foram deste ponto que eles avistaram o monte do Parque Nacional de Monte Pascoal e assim descobriram o Brasil.

raved2A localidade era área base territorial da província de Porto Seguro onde até hoje se mantém vida a história do descobrimento, contudo o local foi primeiro desmembrado administrativamente há 161 anos atrás em (23 de abril de 1855), quando passou a pertencer aos limites do município de Caravelas, mas 41 anos depois, há 120 anos atrás, a Foz do Rio Cahy passou a pertencer o território do Prado por ocasião da sua emancipação política em 02 de agosto de 1896.

Além das suas belas praias, Cumuruxatiba ainda é premiada pela floresta costeira, úmida e cheia de charme onde nada fica a dever, em termos de pujança, a outras regiões, comprada a hiléia amazônica. O balneário com cerca de 5 mil habitantes, possui um comércio estabilizado e têm o seu distrito superlotado pelos turistas todo período do verão com a finalidade de curtir seus atrativos naturais e folclóricos, ocasião que a economia do lugar fica aquecida.

raved1O balneário tem se destacado no verão, também pelo alcance da produção das suas frutas tropicais típicas do nordeste como mangas, umbus, siriguelas, cajus, goiabas, araçás, mangabas, abacaxi, cana, mamão e banana. Maioria delas disponíveis na beira das praias a disposição do banhista, além da influência da nossa mais abençoada água de coco baiana que será sempre sua parceira constante em Cumuruxatiba.

Cumuruxatiba é destino para quem aprecia a singularidade das belezas naturais e as riquezas da cultura nordestina. Poesia para ver e sentir, a paisagem tropical de Cumuruxatiba escreve suas linhas nas águas mansas e mornas, coloridas de um tom verde esmeralda, dividindo espaço com um céu de nuvens espaçadas, emolduradas por um azul quebrado somente pela luz do Sol.

ravedEm Cumuruxatiba, desconhecidos não hesitam em ter uma boa prosa com os turistas, e a simplicidade do sorriso estampado no rosto demonstra o prazer em receber. “Quem nasce em Cumuruxatiba não é cumuruxatibense. É privilegiado”, dizem os locais, que sabem muito bem como deixar o turista à vontade. Conhecendo o destino, se chega à conclusão de que não há definição melhor para o morador dessa terra, formada por pessoas com tantas histórias para compartilhar e encantar a quem chega. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: