1º Simpósio Regional das Águas acontece dia 19 de junho no auditório da FASB em Teixeira de Freitas

1º Simpósio Regional das Águas acontece dia 19 de junho no auditório da FASB em Teixeira de Freitas
04 junho 20:52 2018 Imprimir esta notícia

O 1º Simpósio Regional das Águas que ocorreria nesta terça-feira, dia 5 de maio, que já havia sido cancelado no final do mês passado,  ganhou uma nova data. O adiamento foi em razão da greve nacional dos caminhoneiros que afetou todo país e motivou o cancelamento das aulas dos estudantes, um público alvo do evento. Nesta segunda-feira, dia 4 de junho, uma nova data foi definida para ocorrer o evento, que será na terça-feira do próximo dia 19 de junho, no auditório da FASB.

Portanto, à cidade de Teixeira de Freitas sediará na terça-feira, dia 19 de junho, no auditório da FASB – Faculdade do Sul da Bahia, no barro Bela Vista, o 1º Simpósio Regional das Águas com o tema: “Governança da Água – Desafio para Integração da Bahia e Minas no Presente e Futuro” que entre si celebraram a definição das Leis de Implementação do Programa de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Alcobaça.

O professor universitário e vereador por Teixeira de Freitas, Valci Vieira (SD), que coordena os trabalhos de realização do 1º Simpósio Regional das Águas, lembrou mais uma vez que o 1º Simpósio encerra a primeira etapa deste longo projeto que já vêm sendo desenvolvido nos últimos 14 meses trabalhando no tratamento jurídico dos recursos hídricos, planejamentos científicos, relatórios técnicos e captação de recursos para formatar o projeto de revitalização de nascentes e todo o leito do rio Alcobaça. E logo após a realização do Simpósio começará a fase inicial do projeto para de fato pôr em prática o planejamento de revitalização do rio Alcobaça.

Ao longo deste período, já foram realizados entre reuniões técnicas e seminários, 11 encontros preparatórios antes da realização do 1º Simpósio das Águas. O programa reúne às Câmara Municipais de Teixeira de Freitas, Alcobaça, Medeiros Neto, Itanhém, Mucuri, Umburatiba, Machacalis, Santa Helena de Minas, Águas Formosas, Felisburgo e Fronteira dos Vales. Para a realização do 1º Simpósio das Águas no próximo dia 19 de junho, serão expedidos certificados, especialmente para estudantes e às inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo endereço eletrônico: https://doity.com.br/simposiodasaguas/contato#contact – e todos os inscritos receberão certificados com carga horária, principalmente os estudantes universitários.

Para o presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), precursor do projeto, as Câmaras Municipais são as instituições protagonistas, mas é a comunidade regional o grande ator desta iniciativa, cientificando que a assinatura do protocolo de intenções voltado à preservação dos recursos hídricos com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Alcobaça, tem o objetivo de promover o intercâmbio de informações, dados e experiências, além de promover a cooperação técnica na área de gestão integrada dos recursos hídricos. E com a realização do Simpósio das Águas se pretende desenvolver e implementar programas, projetos e atividades voltados à gestão dos recursos hídricos, com ênfase nas áreas rurais e na melhoria das condições de produção agrícola e qualidade ambiental no corretor do rio Alcobaça. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: