28 papagaios-do-mangue são entregues para soltura ao CETAS de Porto Seguro

28 papagaios-do-mangue são entregues para soltura ao CETAS de Porto Seguro
05 maio 12:10 2016 Imprimir esta notícia

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) localizado em Porto Seguro, vinculado à Gerência Executiva do IBAMA em Eunápolis, recebeu no fim do último mês de abril, vinte e oito papagaios pertencentes à espécie Amazona amazonica, conhecida popularmente como papagaio-do-mangue, apreendidos e encaminhados pelo IBAMA de Alagoas.

Após o período de quarentena e avaliação do veterinário e biólogo, as aves serão integradas ao Projeto de Soltura de Papagaios-do-mangue, elaborado e desenvolvido pela equipe do CETAS de Porto Seguro. Trata-se de uma iniciativa de sucesso, através da qual já foram reintegrados à natureza mais de 400 indivíduos dessa espécie.

A soltura das aves é realizada em áreas protegidas, onde os animais poderão se adaptar e se reproduzir, garantindo a sobrevivência de sua espécie e permitindo o reforço de sua população na natureza.

No estado da Bahia, o papagaio-do-mangue, que também é conhecido como curica, tem ocorrência apenas na área de Mata Atlântica. Trata-se de espécie protegida pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES), da qual o Brasil é signatário. (Da redação TN)

  Categorias: