Adesão popular foi a maior atração da passagem da Tocha por Teixeira de Freitas

Adesão popular foi a maior atração da passagem da Tocha por Teixeira de Freitas
19 maio 22:18 2016 Imprimir esta notícia

Quarenta e cinco mil pessoas, atrações artísticas e culturais, 32 revezadores, percurso de 6,5 quilômetros e uma cidade inteira no clima olímpico.

A população teixeirense deu um verdadeiro show de civilidade, envolvimento e animação durante a passagem da Tocha Olímpica, na manhã desta quinta-feira, 19. Junto a isso, a organização do evento, com pontos culturais espalhados pelos 6,5 quilômetros do percurso e com planejamento de segurança impecável, garantiu o sucesso do momento, que para sempre será contado na história do município.

De acordo com a Polícia Militar, participaram 45 mil pessoas, número que surpreendeu até mesmo o Comitê Olímpico. Para manter a população envolvida, a Prefeitura orquestrou diferentes manifestações artísticas, desde apresentações de música erudita com meninos da Orquestra Nove de Maio, até números de balé e hip hop. As cores dos arcos olímpicos estavam espalhadas pelas ruas e avenidas e a chegada da Tocha à Praça da Celebração foi um dos pontos altos.

reved1Lá, quem chegou conduzindo a Tocha Olímpica foi o repórter esportivo Amadeu Ferreira, indicado pela Prefeitura. No Palco, ele revezou com Irlando dos Santos. Foi neste momento que o secretário de Esporte da Bahia Álvaro Gomes  e o prefeito douto João Bosco fizeram seus pronunciamentos.

“Estamos vivendo um espetáculo, excelente a recepção e o lema que o município defende, pela paz. Parabéns aos atletas, aos artistas, ao prefeito e equipe, foi lindo ver a valorização e as especificidades da cultura local”, elogiou o secretário.

“Teixeira precisava desse momento. A presença da Tocha Olímpica representa o fortalecimento de valores que ajudam a afastar a criminalidade. Aqui, Cultura de Paz a gente constrói investindo nas pessoas, quando nós investimos em saúde, educação e esporte, incentivamos sonhos, e são esses sonhos que mudam o futuro, a realidade das pessoas”, afirmou o prefeito.

reved2Ainda no palco, Rafael Cesar, que tem deficiência visual, foi convidado pelo prefeito para realizar seu sonho de tocar a Tocha Olímpica, um momento emocionante.

Outro destaque do revezamento em Teixeira de Freitas foi a Madre Cristina Alves Ribeiro, Madre Provincial da Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor, Província Brasil – Bolívia. Ela correu usando suas vestes tradicionais, foi acompanhada por um grande grupo e foi pelas mãos delas que a Tocha saiu oficialmente de Teixeira de Freitas a caminho de Itamaraju.

E, quem esteve no percurso e teve a chance de chegar perto do fogo sagrado do esporte, garantiu que nunca mais vai esquecer, foi o caso do pequeno Luís Davi Borges Lopes, 9 anos, que emocionado contou que “ se colocarem o meu coração ao lado do coração de um coelho, o meu vai bater mais rápido”.

revedAo final do trajeto, o prefeito João Bosco, garantiu que não estava cansado e comprovou, ao voltar até o Centro Municipal de Esporte, que fica em frente à Praça da Celebração, para participar de mais uma solenidade e soltar uma pomba branca, reforçando a mensagem de paz defendida pelo município durante o evento. (Da redação TN)

  Categorias: