Adriano Souza apresenta projeto que cria Clínica de Reabilitação para Dependentes Químicos

Adriano Souza apresenta projeto que cria Clínica de Reabilitação para Dependentes Químicos
18 junho 20:36 2017 Imprimir esta notícia

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, sob a presidência do vereador Agnaldo Teixeira Babosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), na manhã da última quarta-feira (14/06), o vereador Adriano Santos Souza (PTN), apresentou uma proposição legislativa que foi aprovada pelo plenário do Poder Legislativo, contendo um Anteprojeto que institui a criação de uma Clínica Municipal para Dependentes Químicos.

O vereador Adriano Souza, solicitou ao prefeito municipal Temóteo Alves de Brito (PSD), a criação da Clínica Municipal de Recuperação de Dependentes Químicos de Teixeira de Freitas, na forma de anteprojeto apresentado ao Poder Executivo Municipal. O vereador Adriano Souza, que é enfermeiro por formação, diz que a Clínica de Reabilitação para Dependentes Químicos é uma necessidade urgente como questão de saúde pública para a cidade.

Para o parlamentar, a ideia é colocar à disposição da população de Teixeira de Freitas um equipamento público e de acesso gratuito que ofereça prevenção, orientação e internação para pessoas que sofrem com a dependência química. O projeto do vereador Adriano Souza também determina que, além da implantação da clínica, o município deverá adotar medidas preventivas com o fim de evitar que pessoas não iniciem no mundo das drogas, como por exemplo, a retirada de jovens em situação de risco das ruas e o incentivo a prática de esportes e outras atividades.

“Tão importante quanto o serviço de tratamento é a prevenção. Precisamos investir em toda e qualquer ação para evitar que mais pessoas passem pelos problemas causados pelo uso de drogas”, salienta o vereador Adriano Souza. De acordo com o texto do projeto, a clínica será patrocinada pelo Poder Executivo e deverá ter o acompanhamento de uma equipe de especialistas multidisciplinares, com a finalidade de tratar e recuperar jovens e adultos dependentes de drogas.

A proposta prevê, ainda, que entidades assistenciais poderão atuar na clínica mediante convênio firmado com a Prefeitura de Teixeira de Freitas. Organizações públicas, privadas e não governamentais também ficarão autorizadas a celebrar parcerias com o Poder Executivo. Para o vereador Adriano Souza, o projeto terá inúmeros reflexos positivos na sociedade. “A proposta beneficiará a população, uma vez que vidas serão poupadas e os índices de criminalidade serão menores”, explica.

Além da implantação da clínica, o projeto estabelece a adoção, pelo município, de medidas preventivas, que busquem evitar o envolvimento das pessoas com o mundo das drogas. Entre as sugestões, estão: retirar jovens, em situação de risco, das ruas; incentivar a prática de esportes aos dependentes químicos; e realizar, na rede pública de ensino, palestras e programas de conscientização sobre os malefícios das drogas.

O vereador Adriano Souza também destacou a importância do projeto no combate à dependência química. “Precisamos tomar iniciativas para minimizar esse grave problema, que vem tomando proporções assustadoras a cada dia. O Poder Público tem a obrigação de adotar medidas eficazes para impedir o crescimento da epidemia das drogas”, enfatiza o parlamentar. (Por Athylla Borborema)

  Categorias: