Agnaldo da Saúde preside sessão em homenagem aos ex-comandantes da Polícia Militar de Teixeira de Freitas

Agnaldo da Saúde preside sessão em homenagem aos ex-comandantes da Polícia Militar de Teixeira de Freitas
24 maio 11:07 2018 Imprimir esta notícia

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas realizou duas sessões na manhã desta quarta-feira (23/05), sob a presidência do vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR). A primeira sessão foi ordinária que deliberou sobre as matérias do dia com início às 09h e na sequência se iniciou uma sessão solene para homenagear todos os ex-comandantes da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, especialmente os que passaram ao longo da existência do extinto 13º Batalhão da Polícia Militar e hoje 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação.

A proposta da sessão de homenagem aos ex-comandantes foi do próprio presidente Agnaldo da Saúde que conseguiu reunir no mesmo espaço 7 coronéis – dois coronéis fechados da ativa, quatro tenentes-coronéis da ativa e um tenente-coronel da reserva. O encontro foi um fato inédito para a história de Teixeira de Freitas e muitos celebraram o momento durante seus pronunciamentos no Plenário Francistônio Alves Pinto. Toda cerimônia foi transmitida ao vivo para os 13 municípios da região pela Rádio Câmara 90,9 FM.

coddOs ex-comandantes José Carlos Lopes da Cruz e José Santos de Jesus já são falecidos e suas famílias receberam as homenagens. Os ex-comandantes Belcórigenes de Souza Sampaio, Reginaldo Guedes, Valter de Oliveira Leite, José Bonifácio Santos Castro e Amon Pereira Gomes foram representados por familiares ou por oficiais da Polícia Militar.

cod3Já os ex-comandantes que compareceram estavam: o tenente-coronel Bartolomeu Correia Calheiros, já na reserva; tenente-coronel Valter Serpa de Oliveira Filho, atual subcomandante do Comando de Policiamento Regional da PM em Itabuna; tenente-coronel Osíris Moreira Cardoso, atual diretor do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas; coronel Antônio Barbosa Neto, atual corregedor geral da PM na Bahia; coronel Paulo César Alves da Silveira, atual diretor de planejamento da PM na Bahia; e o tenente-coronel Sérgio Barros Bispo, que retornou à cidade e atualmente comanda o 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação.

cod2O antecessor e o atual comandante da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar de Teixeira de Freitas também foram homenageados: O tenente-coronel Raimundo Cézar Magalhães Dantas, atual diretor geral do Colégio Anísio Teixeira da Polícia Militar de Teixeira de Freitas e o atual comandante, major Silvio Cerqueira Nunes.

Durante os discursos, tanto dos vereadores, quanto dos altos oficiais, o tenente-coronel da reserva Bartolomeu Calheiros foi bastante citado e homenageado pelos colegas e pelos políticos. Ele foi o comandante que mais tempo dirigiu a Polícia Militar de Teixeira de Freitas, onde por 9 anos comandou o 13º BPM desde quando a unidade tinha circunscrição nos 13 municípios do extremo sul baiano e, além disso, é tido como um exemplo de oficial que muitos discípulos formou e estão servindo a Polícia Militar da Bahia até os dias atuais. A maioria dos altos oficiais presentes foi no passado comandados do tenente-coronel Bartolomeu Calheiros.

cod1O presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo da Saúde disse que a proposta foi exatamente essa, reunir todos os ex-comandantes, causar saudades, ocasionar boas lembranças, matar à saudade e provocar uma nova interlocução entre todos. Segundo ele, o proposito foi resgatar um pouco da história feita por grandes homens que ao longo de 33 anos de Teixeira de Freitas beberam da água da cidade, se apaixonaram pelo município e tanto contribuíram para o seu desenvolvimento.

cod“Nosso proposito desde o início da nossa gestão no Poder Legislativo é aproximar as autoridades da população, trazer a comunidade para dentro da Câmara Municipal e levar os vereadores até os reclames da população. E, além disso, promover a paz, a sabedoria, a cultura, a educação e preservar a história. E mais uma vez realizamos uma sessão da saudade para homenagear todos aqueles que um dia tanto contribuíram com a segurança, com a paz e com o bem-estar dos teixeirenses. Os discursos foram emocionantes, o momento foi salutar e mais uma vez celebramos a história de Teixeira de Freitas no mês do seu 33º aniversário de emancipação político administrativa em meio a tantas pessoas ilustres”, festejou o presidente Agnaldo da Saúde. (Por Athylla Borborema)

  Categorias: