Agricultores debatem política no campo na 2ª Conferência Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural em Caravelas

Agricultores debatem política no campo na 2ª Conferência Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural em Caravelas
08 dezembro 10:01 2015 Imprimir esta notícia

Ocorreu na cidade de Caravelas a 2ª Conferência Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural com a participação de representantes dos poderes constituídos, empresas privadas, bancos públicos, associações rurais, sociedade civil e dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Território Extremo Sul.

A 2ª Conferência Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Caravelas com o tema: “Ater, agro ecologia e alimentos saudáveis”. A conferência teve o objetivo de estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da assistência técnica pública e de qualidade para as famílias dos agricultores, visando ampliar a produção de alimentos para todos.

A conferência envolveu todas as representações das instâncias do governo e da sociedade civil. A presidente Marina Portela, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável falou sobre os programas e políticas Públicas do Governo para o município de Caravelas, bem como a luta para continuar a implementar programas, como o PAA, que beneficiem a agricultura familiar em todo Brasil.

extend1O vereador José Cruz dos Anjos, o “Popo” (PSB) ressaltou a importância da 2ª Conferência para o município de Caravelas e explanou acerca dos programas de financiamento e linhas de créditos para agricultores e cooperativas. A vereadora Julinda Moraes Silva (PT) disse da essencialidade da mobilização da sociedade e entidades para a organização da 2ª Conferência Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural e lembrou que é autora da proposição legislativa da criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e sobre a necessidade de fortalecimento da agricultura familiar.

O vereador Watson Serafim Lopes, o “Professor Sargento Watson” (PSD), também falou da importância da 2ª Conferência Municipal para o município de Caravelas, que para ele é um momento ímpar para a sociedade civil organizada e para os agricultores falar dos seus anseios. Daniela Silva Ribeiro, representante do NEDEX explanou sobre as etapas do evento e da importância da Conferência Municipal para que o município possa cumprir as fases junto ao governo federal na busca por projetos rurais que venham trazer vida nova para o homem do campo.

extendApós explanação das propostas apresentadas pelos grupos, foi realizada a votação sob a mediação de David Simões Soares para escolha dos representantes para a Conferência Territorial e foram escolhidas as seguintes pessoas: Julinda Morais Silva representando o Poder Público; Marina Pereira Portela e Alana Ídio Rocha representando a Associação Córrego do Braço do Sul; David Simões Soares representando o Fórum do Desenvolvimento Sustentável; e Cláudio Olimpio representando a Associação dos Produtores de Espora Gato. (Por Osmar Guarnelles).

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.