Almir Zarfeg é reeleito para o biênio 2018/2019 da Academia Teixeirense de Letras

Postado por Teixeira News | 10 de junho de 2018 10:02

Foi reeleita na tarde dessa sexta-feira (08/06), a atual diretoria da ATL – Academia Teixeirense de Letras. O recurso da reeleição está previsto no estatuto da ATL, mas houve alterações na composição dos nomes. Foram mantidos na presidência Almir Zarfeg, na vice-presidência Athylla Borborema, na secretaria Cristhiane Ferreguett e na tesouraria, no lugar de Celso Kallarrari, assumiu Carlos Mensitieri.

No Conselho Fiscal foi mantido Marcus Aurelius Sampaio e assumiram Elias Botelho e João Carlos de Oliveira no lugar de Carlos Andrade e Ramiro Guedes, respectivamente. Lembrando que não houve inscrição de nenhuma outra chapa no decorrer do prazo aberto que se findou no último dia 30 de maio.

confrad2[1]Os membros titulares que não compareceram a sessão de eleição, votaram por carta, enviadas por e-mail. Dos 40 membros, apenas 6 estiveram impossibilitados de participarem da eleição. Após a confirmação dos nomes, um grupo de acadêmicos foram confraternizar na Churrascaria Oriental, no bairro Monte Castelo. “Brindamos a confraria e reafirmamos o compromisso de continuar lutando pela cultura, pela arte e pela literatura”, disse o presidente reeleito Almir Zarfeg.

Zarfeg fez um balanço das conquistas dos dois últimos anos, como a antologia “ATL em Verso e Prosa!”, já no segundo volume, o Prêmio Castro Alves de Literatura, na segunda edição, e as parcerias firmadas com instituições culturais e literárias como Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), Associação Internacional de Escritores e Artistas (LITERARTE) e União Baiana de Escritores (UBESC).

confrad1[2]O presidente recém-eleito falou também sobre as ações que serão desenvolvidas no próximo biênio, tais como a instalação do site da ATL, a confecção do Regimento Interno e a posse dos dez primeiros Membros Correspondentes.

A ATL é uma instituição sem fins lucrativos que fundada e instalada para reunir e apoiar os artistas da palavra em Teixeira de Freitas e demais cidades que compõem o Território de Identidade do baixo Extremo Sul da Bahia. Tendo Castro Alves como patrono-geral, ela tem a missão também de zelar pela Língua Portuguesa. Ela é composta por 40 cadeiras ocupadas pelos Membros Efetivos e possui também os chamados Membros Beneméritos, Honorários e Correspondentes, que não ocupam cadeiras.

confrad[3]“Esta é uma oportunidade de ouro para, juntos, renovarmos nossos compromissos com os valores sublimes da vida e da arte em prol de Teixeira e demais cidades da região, representadas pelos respectivos acadêmicos”, concluiu Almir Zarfeg.

QUEM É QUEM

O presidente Almir Zarfeg é poeta, jornalista e autor de inúmeros livros envolvendo os mais diversos gêneros textuais, como poesia, conto, crônica, literatura infanto-juvenil, reportagem e integra o grupo dos dez artistas literários da Bahia mais premiados no Mundo. O vice-presidente Athylla Borborema é escritor, jornalista, radialista e publicitário com mais de 30 livros publicados e premiados no mundo inteiro, membro de inúmeras instituições literárias e culturais no Brasil e no exterior. A secretária Cristhiane Ferreguett é escritora, professora doutora, pertencente aos quadros de docentes da UNEB, amante dos bichos e presidente de uma importante entidade que protege e cuida dos animais.

O tesoureiro Carlos Mensitieri é escritor, poeta e engenheiro urbanista, civil e de trânsito, autor de importantes feitos culturais e políticos em Teixeira de Freitas. O conselheiro Marcus Aurelius Sampaio é escritor, juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e autor do hino oficial da ATL.  O conselheiro Elias Botelho, por sua vez, é escritor, advogado e servidor público estadual do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O conselheiro João Carlos de Oliveira é um celebrado poeta baiano com uma vastíssima experiência na literatura, professor de português e advogado.  (Da redação TN)

Endnotes:
  1. [Image]: http://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2018/06/confrad2.jpg
  2. [Image]: http://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2018/06/confrad1.jpg
  3. [Image]: http://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2018/06/confrad.jpg

Source URL: http://teixeiranews.com.br/almir-zarfeg-e-reeleito-para-o-bienio-20182019-da-academia-teixeirense-de-letras/