ATL divulga ganhadores da versão externa do Prêmio Castro Alves de Literatura 2018

ATL divulga ganhadores da versão externa do Prêmio Castro Alves de Literatura 2018
06 março 14:04 2018 Imprimir esta notícia

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) divulga, nesta oportunidade, os ganhadores da versão externa do Prêmio Castro Alves de Literatura 2018. Essa versão, ao contrário da interna, premia o público externo e residente no extremo sul da Bahia. Os textos foram inscritos nas categorias Poema e Crônica.

Foram constituídas duas comissões julgadoras – uma para a categoria Poema e outra para a categoria Crônica –, cada qual formada por sete jurados, todos eles membros efetivos da ATL. Ambas as comissões foram presididas pelo acadêmico Fabiano Novais.

A comissão julgadora da categoria Poema foi composta pelos acadêmicos Ademar Bogo, Castro Rosas, Celso Kallarrari, Cristhiane Ferreguett, Fernando Lago e Marcus Aurelius. Já os imortais Elias Botelho, Fabiana Pinto, Gisele Ellen, Oséas Moreira, Luiz Carlos de Assis Júnior e Valci Vieira julgaram os textos inscritos na categoria Crônica.

Na categoria Poema, os vencedores são Luiz Oss (3º lugar) com o poema “Lágrimas de chuva”; Marcelo Portuária (2º lugar) com o poema “A última lágrima da caipora”; e Josi Alves (1º lugar) com o poema “Eu e você”.  As menções honrosas vão para Ada Fernanda (3ª menção honrosa) com o poema “No samba da rosa o cravo é quem toca”; Erivan Santana (2ª mh) com o poema “O Café”;  e Rose Rocha (1ª mh) com o poema “O dia em que você chegou”.

Na categoria Crônica, os vencedores são Jesus Barreto (3º lugar) com a crônica “Achamos”; Gabriela Fernandes (2º lugar) com a crônica “O Sobrado”; e Maurício de Novais (1º lugar) com a crônica “A Bailarina”. As menções honrosas vão para Patrícia Brito (3ª menção honrosa) com a crônica “Chega de saudade”; Irismar Santana (2ª mh) com a crônica “Ser nordestino é ser nordestileste”; e Auta Maria Monteiro (1ª mH) com a crônica “Era uma vez uma Teixeira ainda menina…”.

“Seja na categoria Poema ou na categoria Crônica, houve um salto quantitativo e qualitativo nos textos inscritos nesta 2ª edição do Prêmio Castro Alves de Literatura, o que não deixa dúvida quanto à importância do concurso literário que veio para ficar e incentivar a produção literária na região”, pontuou Fabiano Novais, que presidiu o corpo de jurados.

Almir Zarfeg, presidente da ATL e responsável pela organização do certame, agradeceu a participação dos jurados, parabenizou os ganhadores e convocou a todos para a sessão de premiação que acontecerá  no dia 14 (quarta-feira) de março, às 19h, no auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas.

“Conto com a presença de todos, ganhadores de medalhas, menções honrosas e público em geral para a grande festa da literatura e da cultura em Teixeira e região”, disse Zarfeg. (Da redação TN)

  Categorias: