Atletas se preparam para maratonas usando aplicativo como personal trainer

Postado por Teixeira News | 22 de junho de 2017 19:25

Disputar uma prova de corrida, caminhada ou até participar de uma maratona virou a meta principal de grande parte das pessoas que almejam melhorar o preparo físico e cuidar da saúde. Principalmente no fim do ano, quando atletas de todo o tipo cruzam a linha de chegada de eventos famosos, como a São Silvestre, várias pessoas voltam seus focos para este tipo de treino. Mas nao é só colocar um tênis no pé e começar a correr, é preciso acompanhamento para poder tirar o melhor do próprio corpo e respeitar seus limites. E como a maioria das pessoas tem limitações financeiras para contratar profissionais, aplicativos ajudam esses atletas a superar seus desafios e bater seus próprios recordes.

“Já existem aplicativos que te auxiliam para que não haja excessos, iniciando com treinos extremamente leves e que testam a resistência do usuário gradativamente”,  explica o educador físico Fernando Santos, usuário do aplicativo Freeletics Running, uma plataforma que funciona como um personal trainer digital que, de acordo com o preparo físico e os objetivos do usuário, desenvolve uma rotina de treinos personalizados. A ferramenta está disponível em IOS ou Android e já ultrapassa 1,5 milhão de usuários no Brasil — 14 milhões em todo o mundo.

“No começo de ano, eu não conseguia correr até a esquina de casa. Foi quando comecei a usar o Freeletics e, em seis meses, com alimentação regrada e mantendo um ritmo de quatro treinos semanais de exercício, eu corri e completei a Meia Maratona de Campinas (SP)”, comemora a empresária Ana Agostini. “O aplicativo vai sentindo sua resistência e se adequando ao seu perfil de acordo com seus feedbacks ao final de cada treino, como se eu estivesse acompanhada de um personal”, disse.

O vendedor Thiago Jacob também usa o app há seis meses e já acumula mais de 300 quilômetros em treinos. Para ele, o importante é que o Running respeita os limites de cada um, incentivando na medida certa de cada atleta. “Eu nunca pensei que fosse correr. Hoje, eu já consigo fazer 30 quilômetros em cerca de duas horas. E o mais legal é que o aplicativo conversa comigo enquanto corro, diz como estou me saindo, qual minha velocidade média e me incentiva a melhorar meu tempo. Não se compara meu condicionamento físico desde o começo até agora. Já participo de corridas até mesmo com obstáculos”, comemora Jacob.

Outro ponto importante é a dieta antes e depois dos treinos, ingerindo produtos específicos que são essenciais para melhorar o rendimento do atleta. “Não fazer exercício em jejum e comer alimentos ricos em fibras uma hora antes de correr, como massas integrais e frutas. No pós treino, buscar carboidratos simples, como arroz branco e batata, além proteínas que podem ser encontradas em carnes e ovos. Tudo isso balanceado ajuda bastante”, coloca a nutricionista Fabiana Dias Bellão.

Os alimentos termogênicos, famosos “queimadores de gordura”, também entram na lista da nutricionista, pela capacidade deles em aumentar o gasto energético corporal e estimular o organismo. “Isso acontece porque esses alimentos aumentam a temperatura do corpo e possuem substâncias que aceleram o metabolismo. Como opções, temos o chá verde, chá branco, chá de hibisco, canela, pimenta e o guaraná em pó natural. Se o atleta tiver alguma dúvida ou dificuldade, indico que procure auxílio de um profissional”, esclarece. (Da redação TN)

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