Ator Guilherme Karan segue internado com síndrome rara: “Não fala mais”

Ator Guilherme Karan segue internado com síndrome rara: “Não fala mais”
28 janeiro 11:09 2016 Imprimir esta notícia

O ator Guilherme Karan, 57 anos, continua vivendo um drama. Internado há um ano e meio no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, ele batalha contra a síndrome de Machado-Joseph, doença neurológica rara que faz com que a pessoa portadora perca a capacidade motora.

A doença é hereditária e foi passada para Guilherme pela mãe, que morreu da síndrome. Os outros três irmãos do ator já apresentaram a doença – dois já morreram e a mais nova, Luciana, 48 anos, também está doente.

O pai do ator, almirante da Marinha Alfredo Karan, 90 anos, contou um pouco de como é a rotina de sofrimento da família. “Guilherme perdeu as funções motoras. Não fala, não anda mas é completamente lúcido”, disse ele ao Ego.

O ator começou a ter sintomas da síndrome durante a novela “América”, de Glória Perez, exibida em 2005. Ele vivia o Geraldito na trama. “A perda do equilíbrio é o primeiro sintoma. Depois vêm os outros degenerativos. No início ele estava aqui em casa comigo e não queria receber visitas. Mas na época o convenci a deixar que os amigos viessem vê-lo. Glória Perez, Tessy Callado… São algumas que sempre o procuraram”, lembra o pai.

Ao visitar Guilherme, o pai chegou a encontrá-lo uma vez chorando ao ver na TV uma cena em que atuava com Lima Duarte, em “Meu bem, meu mal”. (Correio24horas)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.