Câmara faz sessão solene em homenagem às mulheres em Teixeira de Freitas

Câmara faz sessão solene em homenagem às mulheres em Teixeira de Freitas
09 março 14:08 2017 Imprimir esta notícia

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas realizou uma sessão solene na noite desta quarta-feira, dia 8 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A sessão foi presidida pela única mulher do parlamento de 19 cadeiras, vereadora Erlita Conceição de Freitas (PT). Todas as mulheres homenageadas receberam um certificado e um buquê de flores dos vereadores que as indicaram. As mulheres da platéia também receberam flores.

O plenário Franscistônio Alves Pinto ficou repleto de mulheres de todas as idades que mostraram o seu luxo e beleza. “O Dia Internacional da Mulher é um orgulho pra gente pelos avanços que a mulher já teve. Esse evento é uma forma de homenagear as mulheres que muito colaboraram pelo desenvolvimento de Teixeira de Freitas e facilitaram o nosso acesso ao meio político”, disse a presidente da sessão solene, vereadora Erlita Freitas.

mud4O evento mostrou os grandes desafios que a mulher enfrentou no passado, todos eles superados com muita garra e determinação. Hoje a mulher brilha, não só na política, mas em diversos seguimentos da sociedade. Um vídeo institucional foi exibido no início da sessão solene com depoimentos e ações das mulheres mais importantes da cidade, no escritório, na feira livre, no trânsito, no lar e em diversos outros setores.

“São mulheres guerreiras, que dedicam suas vidas em prol da população , pois seu amor é maior do que sua posição social. Mulheres de fibra, que merecem ter seus nomes escritos também gravados em nossos corações. A gente trabalhava por amor à profissão. Salário não existia, trabalhávamos pelo desejo de servir as comunidades sem recompensa nenhuma. Mas nós estamos chegando a um patamar de que esse é o nosso papel. A sociedade brasileira precisa de nós mulheres”, ressaltou a vereadora Erlita Freitas sobre a importância da atuação feminina.

mud3Compuseram a mesa da sessão solene: A advogada Carla Rodrigues representando a Ordem dos Advogados do Brasil; Sebastiana Novais, representando as catadoras de resíduos; a ex-vereadora Onedi Alves de Souza; a delegada Valéria Fonseca Chaves, coordenadora regional da Polícia Civil; a servidora Eurides dos Santos, funcionária mais antiga da Câmara Municipal; A feirante Erva Fernandes Costa e a professora Célia Alves Viana, representando a Secretaria Municipal de Educação.

mud2Entre as mulheres importantes da sociedade teixeirense homenageadas na noite desta quarta-feira (08), a Câmara Municipal contemplou pessoas de destaque social e cultural e também mulheres simples e pobres do município que há anos vem contribuindo com o desenvolvimento da cidade e dando exemplo de vida como pessoas trabalhadoras e chefes de família.

Presente entre elas, estava a nova titular da DEAM – Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Teixeira de Freitas, delegada Viviane Scofield, uma bela e experiente delegada de polícia que marcou sua carreira pela atuação que garantiu um atendimento eficiente e de garantias, onde a prioridade sempre foi a proteção dos direitos da mulher bem como a prestação de auxílio e orientação jurídica e social ao usuário. Oriunda de Porto Seguro onde trabalhou por 11 anos e durante 9 mudou o cenário da violência doméstica, devolvendo à segurança, proteção e cumprimento dos direitos da mulher.

mud1“Essa homenagem é muito importante e merecedora porque a mulher vem conquistando o seu espaço a duras penas. Isso representa o respeito do poder legislativo para com essas mulheres. Esta atitude significa responsabilidade social e reconhecimento pela importância de todas nós mulheres em prol da união das famílias e desenvolvimento das cidades e do País, já que grande parte trabalha e ajuda no sustento de suas casas”, celebrou a delegada Valéria Fonseca Chaves, delegada-chefe da 8ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil em Teixeira de Freitas.

mudA servidora Eurides dos Santos, funcionária há 16 da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas que representou todas as colegas na mesa da sessão solene, disse que ficou maravilhada com a homenagem e ressaltou que a mulher pode tudo quando ela quer, basta se esforçar e se empenhar, principalmente quando depende de Deus. “Nós temos um grande valor, tanto que essa Casa de Leis preparou essa linda homenagem para todas nós”, festejou Eurides. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: