Câmara Municipal promove sessão especial para homenagear as mulheres de Teixeira de Freitas

Câmara Municipal promove sessão especial para homenagear as mulheres de Teixeira de Freitas
09 março 10:12 2016 Imprimir esta notícia

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, presidida pelo vereador Tomires Barbosa Monteiro, o “Miro” (PTB), promoveu na noite desta terça-feira (08/03), uma sessão especial para homenagear as mulheres que foram e ainda são protagonistas no desenvolvimento e crescimento do município. O plenário ficou completamente cheio do público feminino e contou com a presença de mulheres dos mais diversos gêneros, meios sociais e classificações profissionais.

“Por estarmos tão intimamente ligados ao universo feminino, tanto que no quadro funcional da Câmara a sua maioria é formada de mulheres e a nossa missão na presidência desta casa sempre foi realçar e valorizar o dinamismo da mulher teixeirense, fato que é reconhecido pela população, quero aqui prestar minha homenagem a todas as mulheres, que fazem de Teixeira e deste mundo um lugar melhor para se viver. E um ser tão especial merece, de fato, no calendário internacional, um dia dedicado à sua valorosa existência”, disse o presidente Miro.

oneid3Para o vereador Yuri Takão Shinozaki, o “Yuri da Tajon” (PR), ser mulher é uma dádiva, é muito mais do que a possibilidade de gerar vida, é o comprometimento com a própria vida. Para ele, a luta das mulheres tem sido um debate árduo. Porque ela se desenvolve em dois campos, no campo ideológico, pela superação de padrões de comportamento e de cultura, e no campo profissional. “Não há dúvida de que vivemos em uma sociedade onde ainda existem muitos preconceitos contra a mulher. Mas uma das melhores maneiras para que ela os enfrente e vença está na maneira como a mulher encara sua profissão e a própria vida”, ressaltou.

A diretora executiva do Jornal Alerta, Layse Araújo, foi uma das dezenas de mulheres homenageadas pela Câmara Municipal e recebeu seu merecido tributo das mãos do vereador Adriano Santos Souza (PTN). “Fico muito honrada em receber esta homenagem, pois é um reconhecimento ao nosso trabalho ao longo destes quase 30 anos de Jornal Alerta, e a nossa dedicação em prol de todos os teixeirenses. Não fazemos mais do que a nossa obrigação de zelar pela qualidade da informação que oferecemos, mas o reconhecimento é prazeroso, é maravilhoso começar o ano com uma surpresa assim, ainda mais no Dia da Mulher”, agradeceu Layse Araújo.

oneid2A delegada Andressa Carvalho, da DEAM – Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Teixeira de Freitas, uma das homenageadas da sessão especial, agradeceu e promoveu um alerta salutar: “Sinto-me muito honrada com a homenagem da Câmara Municipal e dedico para todas as mulheres policiais do nosso Estado. A data do oito de março não é somente comemorativa, mas um dia para refletir sobre os avanços e desafios que as mulheres ainda precisam enfrentar na sociedade”.

E acrescentou a delegada Andressa Carvalho: “Precisamos refletir sobre o que ainda é necessário fazer para avançar na busca de uma sociedade com mais irmandade e igualitária, onde as mulheres possam viver sem temer apanhar do seu companheiro ou de ser injustiçada ao receber um salário que não condiz com sua formação e desempenho. Queremos que todas conheçam a história da Maria da Penha e saibam que essa lei estabeleceu o fim da impunidade nos casos de violência contra a mulher, assim poderemos salvar muitas Marias”, alertou.

oneid1Para o vereador Ednaldo Rezende dos Santos (PT), a participação da mulher no mercado de trabalho é apenas uma pequena parte no processo de transformação social, que determinou novos padrões no relacionamento humano. “A mulher deve se acostumar com palavras como respeito, emoção, auto-estima, valorização e encantamento, isso, cria ambientes de integração humana focado no prazer pelo trabalho. A mulher tem exercido sua capacidade técnica com seriedade profissional. A competência da mulher é a melhor ferramenta para afirmá-la. Se ela é uma advogada, será uma boa advogada, se é uma magistrada, há de ser uma boa magistrada, tudo isso ratificando não só a sua competência, mas a sua própria essência”, destacou Ednaldo Rezende.

“Dentre muitos, um dos fatores essenciais da personalidade da mulher, traço marcante do comportamento feminino, é a sua capacidade de se insurgir contra a injustiça, o que a torna, mesmo quando não partícipe direta dos poderes constituídos, uma célula social de equilíbrio e presteza à causa da justiça. A mulher, aliando sua capacidade com o seu jeito singular e a sua delicadeza, soube galgar e conquistar o seu degrau na escada da vida, que inclui o seu lado profissional, familiar e pessoal”, lembrou o vereador Ariston Pinheiro da Costa (PP).

oneidPara o vereador Domingos Oliveira Donato, o “Domingos do Fórum” (PSC) “Ser forte, não significa gritar para ser ouvida, se isso pode ser feito com uma voz doce e carinhosa. Não precisa exigir para conseguir as coisas, se com o seu jeitinho especial pode pedir e ser atendida. A força da mulher está na persuasão. Por isso tudo, e pela glória da missão de ser além de uma valorosa artífice na construção das sociedades, mas também por ser mãe, avó, esposa, amiga e companheira”.

“Por ser vida, é que devemos homenagear as mulheres não somente no dia 8 de março (dia da mulher), não somente no segundo domingo do mês de maio (dia das mães), não somente no dia das avós (que é mãe e mulher duas vezes), mas sim, todos os dias”, falou a vereadora Erlita Conceição Freitas (PT), que ao lado da colega vereadora Oneidi Alves de Sousa (PSB) homenagearam a ex-presidente da Câmara Municipal Marta Helena Leal (PSDB), lhes promovendo a entrega de um buquê de flores. (Por Athylla Borborema).

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.