Capacitação do Detran tenta melhorar desempenho de PMs na condução de viaturas

Capacitação do Detran tenta melhorar desempenho de PMs na condução de viaturas
07 agosto 23:33 2018 Imprimir esta notícia

O sargento Gedeon Campos, 48 anos, trabalha na Base Comunitária da Polícia Militar de Itinga, em Lauro de Freitas, na região metropolitana. Ele tem mais de 15 anos na corporação e sempre conduziu viaturas. Para melhorar o desempenho no tráfego, ele participou do curso de capacitação para condutores de veículos de emergência, oferecido pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que já atendeu 100 policiais neste ano.

Na opinião do sargento, o curso facilita o trabalho durante as ocorrências. “Atuo em situações de risco, perseguições e rondas. Preciso ter destreza, controle da situação e, ainda assim, devo agir com cuidado para evitar transtornos nas vias. Essa capacitação foi importante para mim e para os meus colegas, porque nos ajuda a conduzir a viatura com mais tranquilidade”, relatou.

A capacitação integra as ações do acordo de cooperação técnica firmado entre o Detran e a PM. São 50 horas de aulas sobre legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente, cidadania e relações interpessoais. “Abordamos o lado humano, mostrando que o modo como as pessoas se comportam no tráfego é o mesmo na vida social. Por isso, é fundamental se relacionar melhor. Muitos iniciam o curso imaginando que aprenderão técnicas de direção evasiva e ficam surpreendidos ao perceber que a melhor opção é a condução defensiva”, explicou o instrutor da Escola Pública de Trânsito, major Luide Souza.

Até o final do ano, mais de 200 policiais estarão capacitados pelo departamento. “Temos uma parceria exitosa com a PM, tanto nas blitzes, como no centro de formação de condutores da corporação, e também neste curso que qualifica quem dirige viaturas”, ressaltou o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Carlos Moura.

  Categorias: