Caravelas: Jadson Ruas entrega uma nova unidade médica à população de Juerana

Caravelas: Jadson Ruas entrega uma nova unidade médica à população de Juerana
21 agosto 13:02 2016 Imprimir esta notícia

O distrito de Juerana, um dos mais tradicionais e importantes povoamentos ocupado por uma população remanescente de quilombola no município de Caravelas, ganhou no final da tarde deste sábado (20/08), uma nova Unidade Básica de Saúde, que fica situada na principal avenida do lugar. A unidade exercerá um importante papel de promoção e prevenção na área da saúde da população de Juerana.

De acordo com o prefeito Jadson Ruas (PSL), no local foi reconstruído um Centro de Atendimento Médico que é o Estratégia Saúde da Família Oscalina Assis de Oliveira que recebeu um investimento na ordem de R$ 218.928,50 e passa proporcionar à população de Juerana e comunidades circunvizinhas que são inúmeras naquela região, mais acessibilidade e, sobretudo, melhora na assistência médica das pessoas que precisam de atendimento médico.

jued3O secretário Municipal de Saúde, Manoel Mecias, explicou que a Estratégia Saúde da Família trata-se de uma unidade que surgiu para implementar a atenção primária em saúde e é voltada a prevenção de enfermidades e cuidado com às doenças crônicas, baseado no território de abrangência das Unidades Básicas de Saúde com suporte de equipes de Saúde Bucal e de Assistência Farmacêutica.

jued2Segundo o secretário Manoel Mecias, o novo posto de saúde da Estratégia Saúde da Família de Juerana recebeu equipamentos novos, computadores, mobília, aparelhos, equipes de médicos, dentistas e enfermeiros. A unidade médica ganhou o nome de uma ilustre e saudosa moradora do lugar, a dona Oscalina Assis de Oliveira que por décadas trabalhou no Cartório de Registro Civil de Juerana.

Conforme a enfermeira chefe Patrícia Andrade, a Unidade Básica de Saúde de Juerana atenderá as seguintes especialidades médicas: Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral e contará com o atendimento da Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Assistência Social e Nutricão. Realizará também  exames preventivos (teste de hepatite e DST) e de rotina (como por exemplo, hemograma) vacinação, distribuição gratuita de medicamentos (com receita médica). Atenderá também os grupos de diabetes, hipertensão, gestantes, amamentação, adolescentes, dentre outros.

jued1A Prefeitura de Caravelas reconstruiu nos últimos 2 anos, seis unidades de saúde no município. Sendo que o ESF 02 (Estratégia Saúde da Família Francisco Henrique dos Santos) na Avenida das Palmeiras, na sede do município, foi  a primeira unidade a ser entregue à população, além de unidades em Barra de Caravelas, Ponta de Areia, Rancho Alegre e bairro Palmeiras.

Em Juerana, o prefeito Jadson Ruas destacou a qualidade e a estrutura adequada que foi implantada na unidade para dispensar uma maior atenção para a saúde da população. E ressaltou que a renovada estrutura de saúde, já está oferecendo à população de Caravelas um melhor atendimento e proporcionando mais conforto e bem-estar aos pacientes, com o dobro de salas e um amplo espaço, distribuído de forma cuidadosamente planejada, buscando um serviço de saúde de qualidade cada vez maior.

juedNa sexta-feira do último dia 20 de maio, o prefeito Jadson Ruas, inaugurou no bairro Palmeiras, na cidade de Caravelas, a unidade Estratégia Saúde da Família Amerelina Francisca da Silva, que está atendendo também toda a população do bairro vizinho da Olaria e da extensa Rua Gustavo Costa. A unidade ganhou o nome da saudosa parteira caravelense Amerelina Francisca da Silva que foi homenageada com o seu nome imortalizado na unidade médica. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: