Catu e Porto Seguro são as regiões mais violentas da Bahia

Catu e Porto Seguro são as regiões mais violentas da Bahia
23 março 12:44 2016 Imprimir esta notícia

Catu e Porto Seguro foram as duas microrregiões mais violentas da Bahia em 2014 e estão entre as dez mais violentas do país, junto com lugares como Fortaleza (CE), Maceió (AL), Altamira (PA) e Mossoró (RN). Esses são os dados do Atlas da Violência, publicado na terça-feira (22) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em conjunto com o Fórum Nacional de Segurança Pública.

Microrregiões são conjuntos de municípios, agrupados por similaridades econômicas e proximidade geográfica – na Bahia, há 32 delas. Para comparar as localidades, o Ipea foi além da taxa de homicídios, que, segundo o instituto, pode causar distorções em municípios pequenos.

Os pesquisadores aplicam uma correção probabilística que leva em conta municípios vizinhos, criando as taxas bayesianas por 100 mil habitantes. Nesse cálculo, Catu ficou com uma taxa de 71,8. Porto Seguro, com 70,6.

“São médias ponderadas que levam em conta não apenas a incidência de homicídios em uma dada microrregião, mas também a incidência de homicídios nas localidades vizinhas, em que o peso da violência é tão menor quanto maior é a população na microrregião em que se está calculando a taxa”, explicou o instituto.

Em números absolutos, a Bahia registrou, em 2014, 5.733 homicídios, atrás apenas de São Paulo, com 6.131. Já a taxa por 100 mil habitantes ficou em 37,3, o que coloca o estado em décimo lugar (a taxa do país é de 29,1). O pior índice é em Alagoas, com 63 homicídios a cada 100 mil habitantes.

A Bahia lidera o número de homicídios na faixa de 15 a 29 anos: foram 3.274. Em todo o país, foram 59.627 homicídios em 2014, o que, segundo o Ipea, coloca o país em primeiro lugar no mundo, representando mais de 10% dos homicídios. Procurada, a Secretaria da Segurança Pública do estado informou que só poderá se posicionar quando concluir a análise do estudo. (Informações: Correio)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.