Comissão de Saúde da Câmara se reúne com dentistas para ouvir reivindicações em Teixeira de Freitas

Comissão de Saúde da Câmara se reúne com dentistas para ouvir reivindicações em Teixeira de Freitas
16 fevereiro 10:53 2017 Imprimir esta notícia

Os vários cirurgiões dentistas pertencentes ao quadro efetivo e também os contratados pelo município de Teixeira de Freitas e que atendem nos programa saúde da família nos variados postos de saúde da cidade e do interior se reuniram nesta quarta-feira (15/02), com os vereadores da Comissão de Saúde e Educação da Câmara Municipal.

Os titulares da comissão, vereadores Valci Vieira dos Santos (SD), Adriano Santos Souza (PTN) e José Mendes Almeida da Cruz, o “Mendes da JC Madeiras” (PSDB), sentaram com os cirurgiões dentistas e ouviram a pauta de reivindicações dos profissionais e propuseram elaborar um diagnóstico da situação para apresentar a mesa diretora da casa e ao prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD).

A principal reclamação dos cirurgiões dentistas que trabalham 40 horas semanais, é que a atual administração reduziu seus vencimentos de R$ 3.600,00 para R$ 1.880,00, cortando a gratificação por especialização profissional e a gratificação fixada de acordo com o grau de insalubridade definida em lei. E, o outro reclame é que os vencimentos do mês de janeiro ainda não foram pagos.

dentedO vereador Adriano Souza, que é enfermeiro por formação, disse que hoje é salutar a importância do dentista no programa saúde da família, especialmente em Teixeira de Freitas, onde nos últimos anos a atenção odontológica presta uma assistência a grupos populacionais restritos, como os escolares e comunidades carentes, por meio de programas voltados para a doença cárie e periodontal. Segundo o parlamentar, épocas atrás, esta população ficava abandonada e dependente de serviços meramente curativos e mutiladores. Isso resultava numa baixa cobertura de atendimento, alvo de críticas por parte dos atores submergidos.

E atualmente a presença do cirurgião dentista no Posto de Saúde do bairro, mudou a aparência das pessoas, levou saúde e sorriso no rosto de todas elas. E, acrescentou que um diagnóstico da situação apresentada pelos dentistas está sendo elaborada para apresentar ao prefeito. Adriano Souza lembrou que o prefeito está prestes a mandar para Câmara Municipal o projeto da reforma administrativa do município e por sua vez, espera que o projeto já venha oferecendo uma maior valorização aos servidores do município.

O vereador José Mendes destacou que o programa saúde da família atende inúmeras famílias carentes, sendo que a odontologia passou a fazer parte desse programa, e vêm crescendo as equipes que atendem a cada dia. “É essencial o direito a higiene bucal, independente da classe social, dispor de dentista as pessoas que não tem poder aquisitivo para usá-las constitui o direito a saúde que é um direito de todo cidadão. E valorizar estes profissionais é essencial para que o bom serviço continue sendo prestado a comunidade com boa qualidade”, ressaltou.

dented2O vereador Valci Vieira, presidente da Comissão de Educação e Saúde da Câmara Municipal, disse que a comissão ouviu atentamente todas as reivindicações dos cirurgiões dentistas e afirmou, que um relatório da reunião está sendo elaborado para que seja apresentado a mesa diretora do Poder Executivo e também ao prefeito municipal. O vereador Valci Vieira, enfatizou que o reconhecimento e a valorização do dentista, como qualquer outro profissional, é imprescindível para o bom desempenho e da qualidade dos serviços prestados.

“Como qualquer outro profissional da saúde, o dentista possui uma importância muito grande para a nossa sociedade. Afinal de contas, a nossa higiene bucal não é somente vaidade. Muitas doenças e problemas sérios de saúde são prevenidos com uma maior atenção à saúde de nossas bocas. E o dentista tem um papel social muito amplo. Ele é quem produz os sorrisos das pessoas, mudando suas vidas pessoais radicalmente: graças ao sorriso, muitas pessoas conquistam oportunidades de trabalho, relações amorosas e constitui parcerias duradouras. Um sorriso bonito, no entanto, não é o suficiente para o bom dentista: ele preza pela saúde bucal e bem-estar do paciente”, compartilhou o vereador Valci Vieira. (Por Athylla Borborema).

 

  Categorias: