Defesa Civil promove em Eunápolis seminário sobre desastres naturais

Defesa Civil promove em Eunápolis seminário sobre desastres naturais
04 março 10:20 2018 Imprimir esta notícia

Com a participação de representantes da Defesa Civil de vários municípios do extremo sul, foi realizado entre os dias 28 de fevereiro e 02 de março o II Seminário Regional de Proteção e Defesa Civil. O objetivo do evento é preparar coordenadores municipais em Defesa Civil e promover novos conhecimentos em gestão de riscos e gerenciamento de crises.

Promovido pela Superintendência Estadual em Proteção e Defesa Civil (Sudec), o seminário teve como tema “Construindo uma Bahia Resiliente” e ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Eunápolis.

Entre os palestrantes, Lidiane Sousa, representante da Defesa Civil Nacional, Carlos Medeiros, presidente do Comitê Brasileiro de Barragens, e Paulo Sérgio Luz, superintendente da Defesa Civil na Bahia.

Em destaque como centros dos debates Conceitos Básicos em Defesa Civil, gerenciamento de desastres, apresentação de nova ferramenta de alertas por meio de SMS, cadastro do S2iD – Sistema de Informações de Desastres, solicitação de recursos, elaboração de planos de contingenciamento, e princípios básicos em gestão de riscos e ameaças de barragens.

De acordo com Vinícius Almeida, coordenador da Defesa Civil de Itamaraju e um dos participantes do aprendizado, além das palestras, o grupo fez uma visita à Usina Hidrelétrica de Itapebi, localizada no Rio Jequitinhonha, e assistiu a apresentação da Equipe Neoenergia. “Foi bastante proveitoso esse seminário, haja vista o vasto conhecimento que tivemos sobre prevenção de desastres naturais”, comentou.

Destacou Almeida que o papel da Defesa Civil é adotar procedimentos de segurança em casos de desastres naturais e alertar os moradores sobre o risco de inundações, alagamentos, temporais, deslizamentos de terra e outras ocorrências. (Por Domingos Oliveira)

  Categorias: