Desfile Cívico comemorou os 194 anos da Independência do Brasil em Caravelas

Desfile Cívico comemorou os 194 anos da Independência do Brasil em Caravelas
09 setembro 00:33 2016 Imprimir esta notícia

A cidade de Caravelas realizou o seu desfile cívico e os pelotões percorreram as principais vias públicas: rua Barão do Rio Branco, praça Santo Antônio, rua 7 de Setembro e praça XV de Novembro e seguiram até a avenida das Palmeiras em frente à escola estadual Polivalente.

A organização do ato cívico foi da Secretaria Municipal de Educação com o apoio da direção da Escola Estadual Polivalente. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Jadson Ruas (PSL), a primeira-dama Ariane Ribeiro, dos secretários der governo Aristóteles Conceição, Manoel Mecias, Edivaldo e Lucimeire Reis.

filed6Na ocasião, Jadson Ruas relatou sua satisfação em participar deste ato como prefeito do município. “É com uma imensa alegria que participo mais uma vez do desfile cívico em minha gestão, é muito importante comemorarmos os 194 anos da Independência do nosso país. Mesmo atravessando esta crise que assola o Brasil, fizemos de tudo para que não ficássemos sem esta comemoração, esta é uma data bastante importante para todos os brasileiros”.

filed2E acrescentou o prefeito Jadson Ruas: “Gostaria de pedir ao povo caravelense muita união neste momento de crise, que também afeta nosso Estado e conseqüentemente o nosso Município. Quero neste momento agradecer a todos que mim confiaram administrar essa cidade maravilhosa que é Caravelas, quero externar a minha gratidão também a todos que estão envolvidos no desfile de 7 de Setembro, alunos, professores e diretores das escolas da rede municipal”, disse.

Participaram do evento a Banda Marcial e alunos do Colégio Estadual Polivalente, às Filarmônicas Lira de Santo Antonio e Lira Imaculada Conceição e o Pelotão da Policia Militar, Clube dos Aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia; Rotary Clube; Loja Maçônica Deus, Luz e Caridade; Equipe Samu 192; Projeto Semente da Vitória; Grupo de Capoeira Malícia, Movimento, Cultural Arte Manha; Talento Master e grupos de cavalaria. Clube dos Desbravadores, Escolas Almir Santana, Claudionora Nobre de Melo e Alda Nunes.

filedO dia sete de setembro, por décadas o evento é familiar, sendo acompanhado nas ruas pelos próprios moradores. A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do nosso país, já que marca o fim do domínio dos portugueses e a conquista da autonomia política. Várias tentativas ocorreram antes da data, que resultaram em muitas mortes por esse ideal de independência. Um deles foi Tiradentes, que foi morto pelos portugueses por defender a liberdade do Brasil, durante a Inconfidência Mineira.

filed1Em 9 de janeiro de 1899, Dom Pedro-I recebeu uma carta da corte de Lisboa exigindo que ele retornasse para Portugal. O motivo seria que por muito tempo os portugueses insistiam na ideia, já que pretendiam recolonizar o Brasil e Dom Pedro “atrapalhava” esse feito. Ao responder em negativo a carta em que era exigido o retorno dele a Portugal, Dom Pedro proclamou “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”. Após esse acontecimento, Dom Pedro tomou medidas que prepararam o caminho para a independência do Brasil. O grito de liberdade foi no dia 7 de setembro de 1822 data em que ficou marcada a Independência do Brasil. (Por Osmar Guarnelles).

  Categorias: