Dois casos de H1N1 confirmados em Teixeira de Freitas; Prefeitura diz ter intensificado estratégias contra a gripe

Dois casos de H1N1 confirmados em Teixeira de Freitas; Prefeitura diz ter intensificado estratégias contra a gripe
23 abril 21:25 2016 Imprimir esta notícia

Todas as crianças, da faixa etária de risco, atendidas e diagnosticadas nas Unidades de Saúde de Teixeira de Freitas com quadro gripal, serão medicadas com antiviral contra o Influenza (H1N1).

A decisão foi tomada pela Prefeitura na tarde desta sexta-feira, 22, durante visita da  superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Bahia, doutora Ita de Cácia Aguiar Cunha que, atendendo ao convite do prefeito, doutor João Bosco, se reuniu com profissionais de saúde na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI).

A ação é uma resposta imediata a confirmação de dois casos de infecção por H1N1 no município.

“Será dado tratamento específico para a síndrome H1N1 sempre que o médico julgar necessário. O medicamento estará disponível em todas as Unidades de Saúde, incluindo as Unidades Básicas”, explica o secretário de saúde Eujácio Dantas.

Além disso, o município conseguiu antecipar a liberação do 2º lote de vacinas, referente a 40% da remessa, antecipando a imunização da população de risco.

A superintendente, doutora Ita de Cácia, destaca que é indispensável vacinar crianças menores de 5 anos e adultos maiores de 60 anos e também indivíduos considerados imunodeprimidos- pessoas com fraca defesa imunológica, gestantes, puérperas, nutrizes (lactantes), cardiopatas. Quem tomou a vacina em anos anteriores precisa repetir a dose.

Prevenir é o melhor

Todos devem se prevenir. Para deixar longe o H1N1, lave as mãos, desinfete com álcool gel, evite lugares fechados e aglomeração de pessoas. Em casos de febre súbita, procure imediatamente o Posto de Saúde mais próximo de casa. Crianças com sintomas de gripe não devem ir à escola. (Da redação TN)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.