Vídeo: Enchente no rio do Ouro tranquiliza abastecimento de água em Itamaraju

26 janeiro 12:04 2016 Imprimir esta notícia

Não de agora que a diminuição no volume da água do rio do Ouro vem preocupando a população da cidade de Itamaraju, principalmente graças à falta de política ambiental desenvolvida em prol da nascentes e dos córregos auxiliares.

Mas o período longo de estiagem de 2015 e no início de 2016 provocou ainda mais apreensão nos moradores e a Embasa, acusada de apenas captar a água e vendê-la a um preço alto à população, passou a disponibilizar carros-pipa para abastecer alguns bairros. Também foi preciso adotar uma medida de rodízio.

Agora o período chuvoso em todo o extremo sul, o fio d’água voltou a ser rio, tranquilizando assim aos habitantes. Além do rio do Ouro, que serve de captação da Embasa, o Jucuruçu, também bastante assoreado, registra um aumento em seu nível. Um internauta e morador de Itamaraju gravou um vídeo e enviou via WhatsApp (73 9 9917-7501).

Até o momento a Empresa Baiana de Águas e Esgoto (Embasa), não informou se pretende aproveitar o período mais tranquilo da cheia, para desenvolver uma política de conscientização ambiental com a população ribeirinha, moradores dos bairros próximos ao rio, bem como junto aos produtores rurais, pois existe denúncia que alguns estariam represando parta da água para irrigar suas lavouras. (Por Ronildo Brito)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.