Escritora capixaba Val Bernardino estreia na 25ª Bienal de SP com livro dolorosamente poético

Escritora capixaba Val Bernardino estreia na 25ª Bienal de SP com livro dolorosamente poético
16 julho 10:05 2018 Imprimir esta notícia

A fascinante escritora e poetisa capixaba Val Bernardino acaba de lançar o livro “Amores & Sofrências” que marca sua carreira na poesia capixaba e, por consequência, na poesia nacional. O livro traz temas modernos e do nosso cotidiano onde o amor é o tema central, com seus derivados, o prazer, o sofrimento, a felicidade, o lirismo e sofrências dolorosamente poéticas.

O livro da escritora capixaba Val Bernardino que é mais um fruto da editora paulista PerSe, foi organizado pelo jornalista e poeta Almir Zarfg, presidente da ATL – Academia Teixeirense de Letras. E ganhou prefácio do escritor e jornalista Athylla Borborema, vice-presidente da ATL. Ou seja, uma obra originalmente pensada, produzida e decorrida toda gestação no Espírito Santo, mas parida na Bahia e vestida em São Paulo.

poed1O livro “Amores & Sofrências” da capixaba Val Bernardino já nasceu grande e em mãos de parteiros importantes, tanto que a obra antes de ganhar maioridade, ganhou passaporte para o seu lançamento oficial na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo que acontecerá de 03 a 12 de agosto de 2018 no Pavilhão de Exposições do Anhembi, no bairro de Santana, na capital paulista.

Val Bernardino é uma capixaba de Barra de São Francisco, formada em Recursos Humanos e uma apaixonada por poesia. A escritora produz seus poemas quase sempre nos momentos de relaxamento, mas também quando a ideia aparece em qualquer lugar. Para ela, a poesia é simplesmente a arte de compor versos, manifestação perante a arte. É arte de viver amores, desamores, dores, alegrias, alentos e desalentos. É um abrigo virtual, onde se semeia e colhe sentimentos, frutos de cada palavra, seja adocicada, amarga ou agridoce.

poed2A escritora capixaba Val Bernardino mantém uma interlocução permanente com os imortais da ATL – Academia Teixeirense de Letras, onde integram artistas de grande influência na literatura nacional e internacional. Para o escritor e jornalista Athylla Borborema, que prefaciou o livro da capixaba, um dia a poesia lhe capturou e ela foi apresentada a poesia e daí, surge a Val Bernardino, a poeta, que está sendo levada pelos caminhos dessa transformação, que a arte começou a desvendar. Para ele, o livro “Amores & Sofrências” é apenas um favo de mel de toda uma colmeia que a poetisa capixaba ainda tem para adoçar o seu público. (Da redação TN)

  Categorias: