Escritora Cynara Novais lança o livro ”Carta Poema” numa concorrida cerimônia de autógrafos em Teixeira de Freitas

Escritora Cynara Novais lança o livro ”Carta Poema” numa concorrida cerimônia de autógrafos em Teixeira de Freitas
08 abril 17:14 2016 Imprimir esta notícia

Uma concorrida cerimônia bonita de se vê aos olhos da literatura e à luz da educação marcou o lançamento do 3º livro da poeta e educadora Cynara Novais na noite desta quinta-feira (07/04), no Campus-I da FASB – Faculdade do Sul da Bahia, no bairro Bela Vista, onde grandes nomes da literatura regional e amantes dos livros passaram pelo local para prestigiar o belíssimo evento da professora Cynara.

O livro “Carta Poema” da escritora Cynara Novais é uma obra de poesias que traz 145 poemas e é prefaciada pelo premiadíssimo cineasta, escritor, jornalista e historiador Araken Vaz Galvão. “Já o disse outro poeta, em uma canção do meu tempo de jovem, possivelmente imaginando que um dia surgiria uma poeta com o poder de cantar em tempos difíceis, com a qualidade de Cynara Novais”, escreveu o prefaciador.

fotosiNo evento estiveram grandes apaixonados pelo mundo da literatura, entre eles o poeta e presidente da ATL – Academia Teixeirense de Letras, jornalista Almir Zarfeg; O escritor e juiz de direito Marcus Aurélius Sampaio; A Irmã Cristina, presidente da FASB; A professora doutora e escritora Cristhiane Ferreguett; A professora mestre e escritora Jessyluce Cardoso; O poeta e diretor Municipal de Cultura, radialista e jornalista Ramiro Guedes.

Foto 03 (5)Aliás, o mestre Ramiro Guedes, como todos nós conhecemos, um exemplo de ávido devorador de livros, começou a apreciar o “Carta Poema” ainda no lançamento e nos confessou a sua apaixonada preferência pelo poema “Poeminha para Maria” contido na página 11 do livro. Somente um homem da sua sabedoria literária e bom cruzeirense que é, teria tanta sensibilidade assim.

Foto 04 (4)O juiz de direito e escritor Marcus Aurélius Sampaio revelou que a poesia de Cynara Novais é de uma enorme racionalidade e de extraordinário valor as pequenas passagens que quando apreciadas, promovem grandeza e sabedoria. Suas visões, sonhos num primeiro instante, logo se revelam muito reais, sem fugir a um substrato ético muito profundo.

Foto 05 (1)O poeta e presidente da ATL Almir Zarfeg, revelou que Cynara Novais é o que existe de melhor no globo da literatura regional, porque escreve pondo a condição humana no maior dos seus privilégios pelo exercício da palavra. O “Carta Poema” traz novidade da construção literária apresentada, numa linguagem original e que nos remete para um novo olhar sobre cada um dos poemas referenciados na obra”, ressaltou Zarfeg.

Quem é Cynara Novais

Foto 06Como todo grande artista Cynara Novais é reservada, desconfiada e muito discreta, embora, seja uma mulher bonita e muito charmosa, ela escreve com muita sabedoria e valoriza as pequenas coisinhas, vivas ou estáveis. É atualmente considerada pela crítica como uma das melhores e refinadas poetas do nosso Estado.

Cynara Novais é pedagoga de formação e nasceu banhada pelas águas do rio Peruípe em Nova Viçosa, cidade litorânea do extremo sul baiano. Está radicada em Teixeira de Freitas desde a adolescência. Escreve poemas desde os 11 anos de idade e suas obras atualmente correm o mundo pelas publicações oficiais e redes sociais na internet.

Foto 07Publicou o seu primeiro livro em 1994, com o apoio do CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, quando lançou o livro “Interiores”. No ano 2000, lançou o CD, também de poemas “Azul”. Depois publicou o livro de contos “A Cor da Infância”. É coautora nas antologias “Novos Valencianos”, “Antologia Poética do Trabalhador da Indústria” e da 60ª edição da “Antologia Poética de Escritores Contemporâneos da Câmara Brasileira de Jovens”. Cynara Novais é ainda a mãe de Samuel e Alice. (Por Athylla Borborema).

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.