Especialistas e autoridades debateram durante 3 dias diretrizes da projeção do Plano de Desenvolvimento de Teixeira de Freitas

Postado por Teixeira News | 12 de maio de 2018 20:53

Teixeira de Freitas sediou de 09 a 11 de maio, no Espaço D, no bairro Monte Castelo, o 1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável rumo a 2030. Foi um evento que discutiu com a participação de palestrantes e gestores renomados do país a temática do desenvolvimento regional trazendo uma série de possibilidades de transformar realidades em ações positivas, no caso das áreas marcadas por agudos índices de pobreza e falta de investimento privado e público em setores essenciais como saúde pública, educação, infraestrutura e meio ambiente numa gestão horizontalizada, integrando políticas de natureza diversificada.

semid8[1]O 1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável ocorreu durante três dias em pleno período do aniversário do 33º ano de emancipação político administrativa de Teixeira de Freitas, que contou com palestrantes renomados dos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. No final do evento foi traçado um Plano de Desenvolvimento Regional Integrado para que Teixeira de Freitas receba a estrutura necessária para o seu efetivo desenvolvimento econômico até a década de trinta.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), a ideia nasceu de uma união de homens e mulheres que estão pensando em Teixeira de Freitas para as futuras gerações, cujo plano nasceu efetivamente na tarde de terça-feira do último dia 6 de fevereiro, com a realização da primeira reunião de trabalho com a participação das principais cabeças do projeto na sala das comissões da Câmara Municipal, com o apoio do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

semid7[2]O projeto nasceu com a reunião presidida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo da Saúde e contou com a presença do novo Bispo Diocesano Teixeira/Caravelas, Dom Jailton de Oliveira Lino; o administrador diocesano de Teixeira de Freitas, padre Edivaldo Santana; o titular da Vara da Fazenda Pública da comarca, juiz Roney Moreira; representando a Faculdade do Sul da Bahia, professor mestre Rinaldo Jeferson; e os vereadores Ronaldo Alves Cordeiro (PSC); José Bernardo Gomes Cabral (PSD); Arnaldo Ribeiro Souza Junior, o “Arnaldinho” (PT); Adriano Santos Souza (Podemos); José Mendes Almeida da Cruz (PSDB); Marcílio Carlos Goulart (PT) e consultores do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

semid6[3]O 1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável rumo a 2030 foi realizado com a participação efetiva de especialistas e autoridades e para seu organizadores, foi o início de um grande projeto em favor do desenvolvimento sócio econômico de Teixeira de Freitas. Hoje além da Câmara Municipal e o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Plano de Desenvolvimento Sustentável rumo a 2030, agrega ainda o apoio da Diocese Teixeira/Caravelas, Poder Judiciário, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sincomércio, CDL, ACI, UNEB – Universidade Estadual da Bahia, UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia, Faculdade Pitágoras, Faculdade do Sul da Bahia e muitas outras instituições importantes.

semid5[4]Na programação do evento durante os três dias, entre os palestrantes passaram pelo local: o administrador de empresas Antônio Carlos Borges Júnior, secretário Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana, que ministrou a palestra “A Criação e Manutenção do Plano de Desenvolvimento Sustentável de Feira de Santana”; A consultora de gerenciamento Cecília Miranda, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do SEBRAE em Salvador, ministrou a palestra “Políticas Públicas para Micro e Pequenas Empresas”; O servidor público e executivo Jorge Braz Cardoso Ferreira, secretário Municipal de Fazenda de Cantagalo – RJ., palestrou com o tema “Cantagalo compra de Cantagalo”.

semid4[5]Na programação ainda houve outros importantes palestrantes: O engenheiro capixaba Franco Fiorot, secretário Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares, que palestrou sobre a “A política de atração do desenvolvimento rural do município de Linhares”; O administrador Alexandre Silva, diretor de Prospecção de Negócios e Promoção de Oportunidades da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), que palestrou sobre “A importância da captação de investimentos para a economia baiana”. O advogado administrativo Fernando Becevelli, palestrou com o tema “Consórcio Intermunicipal no Extremo Sul da Bahia”. O Seminário ainda contou com a participação especial do ex-secretário Nacional de Assuntos Federativos da Presidência da República e vereador por Salvador, o economista Paulo Câmara.

semid3[6]Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo da Saúde, um dos precursores da ideia, a criação do Plano de Desenvolvimento Integrado é notadamente com a finalidade de planejar Teixeira de Freitas para a próxima década de trinta e, sobretudo, o plano constitui-se em um desafio educacional, pois há uma enorme complexidade nas dimensões sociais, econômicas, ambientais e culturais expressando geograficamente um rico mosaico de fenômenos e relações. Segundo Agnaldo da Saúde, se é preciso muitos esforços para elaborar um plano para a área de influência do Projeto de Integração Regional, com a participação de todas as esferas de governo e da sociedade civil, sinalizando para um momento de corresponsabilização nas decisões e gestão das políticas públicas e, o 1º Seminário já foi um passo importante.

semid2[7]O juiz Roney Moreira disse que planejar Teixeira de Freitas para a década de trinta requer um conjunto de ações efetivas e maduras, inclusive com a participação da sociedade civil, instituições públicas e privadas de todos os setores e também dos organismos de imprensa. E que a ação seja acompanhada de uma agenda convergente de políticas públicas que possa pavimentar o desenvolvimento do município com reflexos diretos para a região, criando resultados positivos, com uma educação de ensinamentos salutares, ações horizontalizadas, percebendo o território como o repositório das relações sociais e econômicas e, portanto, como foco das políticas públicas no diálogo em prol do desenvolvimento regional, no sentido de se construir um processo de planejamento participativo e integrado, horizontal e verticalmente, que requer iniciativas rápidas para se construir o futuro.

O bispo diocesano Jailton de Oliveira Lino, disse no encerramento do evento que se sente orgulhoso em participar deste projeto e ressaltou que uma iniciativa como esta precisa de uma condução pública desafiadora em relação a realidade brasileira no que tange à geração e distribuição da riqueza no território. E se é preciso em vista das condições históricas da região e das potencialidades econômicas identificadas se equacionar estudos em programas estratégicos, como Programa Estrutural de Apoio ao Desenvolvimento Produtivo e Programa Complementar de Apoio ao Desenvolvimento da Infraestrutura e Sustentabilidade, apresentando uma carteira de projetos e subprojetos, com a previsão de metas e ações.

semid1[8]Na abertura do evento, o prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD), disse que Teixeira de Freitas possui um potencial muito grande e em quanto for prefeito, que abrirá as portas e o coração para o progresso e para quem queira investir no município. Informando que fará a sua parte apoiando estas iniciativas progressistas e que será incansável na busca por recursos públicos para embelezar a cidade objetivando atrair investimentos privados para gerar emprego renda e, informou ainda que até o final da sua gestão vai asfaltar 500 ruas e promover um canteiro de obras públicas para projetar Teixeira de Freitas para os próximos anos e com isso, transformará a mobilidade urbana da cidade.

O administrador Alex Brito, gerente regional do Sebrae, disse que o Seminário projetou um Plano de Desenvolvimento que objetiva ações de infraestrutura com impactos significativos na dinâmica social e, mais especificamente, com base nos reflexos econômicos positivos e informou que um dos ganhos do evento foram as informações colhidas dos importantes palestrantes que estiveram no evento. Para Alex Brito, agora é o momento de se estruturar as ideias após-evento, que rendeu um documento norteador para que esse grupo trabalhe pós-evento tanto que os seus organizadores e mentores já têm uma agenda pré-estabelecida para dinamizar os próximos passos.

semid[9]O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, o administrador Flávio Guimarães de Pádua, lembrou que o evento conseguiu unir as pessoas com cabeças pensantes e, que são pessoas apaixonadas por Teixeira de Freitas que possuem um pensamento unificado em torno da cidade, com um desejo aguçado por desenvolvimento, qualidade de vida e educação modelo para os seus filhos. Flávio Guimarães sintetizou dizendo que a responsabilidade desse Plano de Desenvolvimento Integrando que está nascendo, não é só com Teixeira, mas, com toda a região, porque Teixeira só é o que é economicamente por causa do potencial da região. E ainda lembrou, que cabe os teixeirenses que estão no comando de seu setor aproximar o olhar, cabendo a cada um aproximar mais da capital e fazer com que o município seja enxergado. Ou seja, que seja preciso “que nos avizinhemos da capital do estado e da capital federal, porque é lá que gravitam as políticas que podem gerar desenvolvimento para a nossa cidade”. (Por Athylla Borborema)

Endnotes:
  1. [Image]: http://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2018/05/semid8.jpg
  2. [Image]: http://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2018/05/semid7.jpg
  3. [Image]: http://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2018/05/semid6.jpg
  4. [Image]: http://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2018/05/semid5.jpg
  5. [Image]: http://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2018/05/semid4.jpg
  6. [Image]: http://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2018/05/semid3.jpg
  7. [Image]: http://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2018/05/semid2.jpg
  8. [Image]: http://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2018/05/semid1.jpg
  9. [Image]: http://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2018/05/semid.jpg

Source URL: http://teixeiranews.com.br/especialistas-e-autoridades-debateram-durante-3-dias-diretrizes-da-projecao-do-plano-de-desenvolvimento-de-teixeira-de-freitas/