Executivo intensifica planejamento para funcionamento do Polo Municipal Industrial de Teixeira de Freitas

Executivo intensifica planejamento para funcionamento do Polo Municipal Industrial de Teixeira de Freitas
16 março 14:06 2018 Imprimir esta notícia

Uma reunião na sede da SEMDE – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e uma visita técnica no Polo Industrial e de Logística de Teixeira de Freitas, nesta última quinta-feira (15/03), reuniu o próprio secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Flávio Guimarães; o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Tabajara Soares Marques; o presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR) e a equipe de engenharia da EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A., inclusive com a presença do gerente regional da EMBASA, Severino Neto e do gerente local Marcelo Nascimento para definir os projetos de esgoto e água para o Polo Municipal.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo da Saúde pediu a EMBASA a maior agilidade possível para começar a executar os projetos das obras, porque o grande objeto da gestão do prefeito Temóteo Brito (PSD) para pôr o Polo Industrial de Teixeira de Freitas para efetivamente funcionar é a obra de infraestrutura, especialmente água e esgoto. Para o presidente, a obra é essencial para se buscar novas parcerias que viabilizem a melhoria das condições de infraestrutura do Polo Industrial, atendendo aos anseios das empresas e dos trabalhadores deste importante setor econômico que acaba de se criar na cidade.

polo2O presidente Agnaldo da Saúde ressaltou que o prefeito Temóteo Brito mantém um diálogo aberto de parcerias com os empresários, objetivando congregar as empresas do Polo Industrial Municipal a superar os desafios enfrentados pelo setor. “Mesmo em meio à crise instalada em todos os polos industriais na Bahia, estamos trabalhando e apoiando as atitudes do prefeito Temóteo Brito e do secretário Flávio Guimarães que tem permanentemente estabelecido parceria, promovido incentivos, atraídos investimentos para que de fato o nosso Polo Industrial Municipal seja um polo forte, pujante em nosso estado e que Teixeira de Freitas realmente sinta este reflexo econômico positivo. Portanto, a infraestrutura é necessária e urgente para que o município ofereça este suporte as empresas, afim de transformar o local de forma efetiva”, pontuou o presidente Agnaldo da Saúde.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Guimarães lembrou que o Polo Industrial Municipal de Teixeira de Freitas já está recebendo 32 empresas que estão se instalando na primeira etapa do Polo e mais 64 que serão instaladas na segunda etapa, juntas vão gerar aproximadamente 2.000 empregos diretos neste primeiro momento do empreendimento. Flávio Guimarães destacou a necessidade de melhorias no segmento, explicando a importância do Polo Industrial para a economia local e regional. “Desde que assumimos a pasta na atual gestão do prefeito Temóteo Brito, planejamos as ações com o objetivo de atender as solicitações dos industriários, incentivando a manutenção da empregabilidade, construindo diálogos e estabelecendo metas. Contudo, em vistas das melhorias que já promovemos no local, ainda há necessidade de realização de ações pontuais. Entre elas, a chegada da água encanada”, disse o secretário.

polo1O gerente regional da EMBASA, o engenheiro sanitarista Severino Evangelista Neto, informou que a empresa já está trabalhando no estudo da viabilidade e pediu ao município um prazo de 20 dias para entregar o projeto de viabilidade técnica, no qual estudo já define todos os aspectos técnicos e de investimentos na implantação da rede de esgotamento sanitário, sistema de abastecimento de água e obras da rede fluvial em toda área do Polo Municipal Industrial e de Logística de Teixeira de Freitas. Contudo, o município acredita que a viabilidade será positiva, entendendo que a região é promissora e renderá grandes clientes para a EMBASA, tanto agora, quanto no decorrer do seu desenvolvimento. (Por Athylla Borborema)

  Categorias: