Extremo sul ficará com três deputados federais e elegeu três estaduais para 2015

Extremo sul ficará com três deputados federais e elegeu três estaduais para 2015
06 outubro 22:05 2014 Imprimir esta notícia

A região do extremo sul da Bahia, composta por 21 municípios, do vale do Mucuri ao vale do Jequitinhonha, manteve na Câmara Federal os seus dois deputados federais. Manteve Walmir Assunção (PT) que se reelegeu como o 11º mais votado da Bahia com 123.284 votos, e elegeu Ronaldo Carletto (PP), o 5º mais votado da Bahia com 148.628 votos, que segue para o lugar de Jânio Natal (PRP) e Uldurico Junior (PTC), que obteve 39.904 votos e ficou na 56ª posição entre os federais mais votados do Estado. Tanto Ronaldo Carletto, quanto Walmir Assunção são filhos de Itamaraju, onde são residentes e mantém seus domicílios eleitorais, já Uldurico Junior possui domicílio eleitoral em Teixeira de Freitas.

Já a única vaga de deputado estadual que o extremo sul mantinha na Assembleia Legislativa com Temóteo Brito, de Teixeira de Freitas, perderá em 2015. Mesmo tendo sido o 60º mais votado do Estado com 36.990 votos, Temóteo Brito só conseguiu a segunda suplência da sua coligação. A sua vaga será substituída por três novos deputados que o extremo sul baiano elegeu, sendo Jânio Natal, de Porto Seguro, que voltará à Assembleia Legslativa, eleito com 35.210 votos e o 66º mais votado do Estado e passa a ocupar exatamente a 60ª vaga entre as 63 cadeiras de deputado estadual pela Bahia.

Além das duas novas eleições de deputado estadual, foi eleito o ex-prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), como 23º mais votado do Estado com 60.931 votos. Também foi eleito deputado estadual para o próximo quadriênio na Bahia, o ex-prefeito de Nova Viçosa, Carlos Robson, o “Robinho” (PP), como o 41º mais votado do Estado, obtendo 46.876 votos. O saldo positivo do extremo sul é que a região manterá seus dois deputados federais e elegeu um terceiro, e acrescentará mais um e ficará com três deputados estaduais. (Veja relação do eleitos e reeleitos aqui(Por Athylla Borborema)

  Categorias: