Festa na cidade: estudantes da rede municipal voltam às aulas

Festa na cidade: estudantes da rede municipal voltam às aulas
01 fevereiro 17:26 2016 Imprimir esta notícia

Nesta segunda-feira (1º/02),  foi o primeiro dia de aula para 22 mil e 600 estudantes da Rede Municipal de Teixeira de Freitas. Diretores, professores e servidores prepararam recepções calorosas. Os pais também compareceram, numa demonstração de interesse e integração da família com a rotina da escola.

“Preparamos tudo com muito capricho, a começar pela jornada pedagógica, para garantir que nossas crianças, jovens e profissionais da educação encontrassem conforto e qualidade para esse retorno”, contou o prefeito João Bosco.

“Ainda bem que as férias terminaram, já estava com saudades”, comemorava o estudante Cauã Viana de Oliveira, 12 anos, aluno no 8º ano, enquanto pedalava a caminho da Escola Joaquim Muniz.  Enquanto isso, na João Mendonça, a Eloisa P. da Silva, 14 anos, 9º ano, lamentava o fato de ser esse o seu último ano na unidade, “eu estou triste só de pensar que depois desse ano eu vou ter que mudar de escola. Aqui os professores são ótimos, a escola é perfeita, todos se preocupam, conversam com a gente. Eu nunca vou esquecer”.

A volta às aulas muda a rotina não só dos estudantes, mas de toda a família. Na manhã de hoje muitos pais fizeram questão de acompanhar seus filhos, mesmo dos filhos mais crescidinhos, como é o caso do Edmundo Navarro, taxista, pai da Brenda, 12 anos.  “É o maior legado que um pai pode deixar para o filho” justificou ele.

E, se nas escolas de Ensino Fundamental os pais se fizeram presentes, na educação infantil o cortejo foi ainda maior. O senhor Helio José, 66 anos, aposentado, avô da Maria Luiza, de 4 anos, fez questão de conferir de perto a estrutura física da Escola Prof. Delci Rodrigues e, depois da inspeção a avaliação positiva, “muito bom, as salas são amplas, tudo muito limpo e bonito”, aprovou ele.

Marilza Santos, diretora da Escola Prof. Delci Rodrigues, contou que este ano foi, positivamente surpreendida com a quantidade de materiais didáticos e de apoio que recebeu da Prefeitura. A diretora da Escola João Mendonça, Vilma Bandeira, lembrou da organização da Jornada Pedagógica, que para ela foi a melhor de todas já realizadas, para dizer que pelo bom começo, o ano tem tudo para ser muito positivo, “eu acredito numa escola melhor, numa cidade e num país melhor para 2016”, pontuou.

A Educação Municipal atende a educação infantil com 27 unidades, e o ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, com 35 escolas na cidade, 06 nos distritos e 13 na zona rural, sendo duas escolas de tempo integral.  A Rede atende ainda a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com 1880 alunos e atua na Educação Inclusiva, atendendo aos estudantes com deficiências, como o cadeirante Rodrigo Nascimento, que garante,  “a gente tem todo apoio, boa estrutura”. Ao todo, são 81 escolas, com 1850 servidores.

O Secretário de Educação, Ariosvaldo A. Gomes, lembra ainda que para esse ano letivo as Escolas continuarão a trabalhar o Projeto “Paz nas Escolas”, que introduz a cultura de paz e não violência nas diversas disciplinas da matriz curricular e também o Mais Educação, que leva atividades em dois turnos para as crianças, em oficinas esportivas e artísticas, além de reforço escolar. (Da redação TN)

  Categorias: