Fibria adquire participação na canadense CelluForce

Fibria adquire participação na canadense CelluForce
21 novembro 17:26 2016 Imprimir esta notícia

A Fibria, empresa brasileira de base florestal e líder mundial na produção de celulose de eucalipto, assinou um contrato de aliança estratégica e aquisição de uma participação minoritária na CelluForce, companhia canadense que é líder mundial na produção comercial de celulose nanocristalina (CNC). Com o acordo, a Fibria terá o direito de distribuição exclusiva, na América do Sul, da celulose nanocristalina produzida com a tecnologia da CelluForce.

A Fibria pagará CAD$ 5.300.000,00 (5,3 milhões de dólares canadenses) por 8,3% do capital da CelluForce. Além disso, conforme acordo de acionistas, a Fibria terá o direito de indicar um membro no Conselho de Administração da companhia canadense. Com sede em Montreal, a CelluForce, cujos atuais acionistas são a Domtar, a FPInnovations e a Schlumberger, opera a maior planta de CNC do mundo, capaz de produzir 300 toneladas de material de alta qualidade por ano e possui um extenso portfólio de patentes que cobre tanto a produção quanto algumas aplicações de CNC e produtos celulósicos especiais

O contrato também determina que, caso a CelluForce decida estabelecer uma fábrica para produzir CNC na América do Sul, a Fibria terá o direito de preferência de participar dessa unidade industrial, por meio de uma joint venture com a empresa canadense ou por qualquer outra estrutura a ser acordada entre as partes.

A CNC, uma tecnologia biodegradável e renovável, pode ser usada em diversas aplicações como, por exemplo, na área de petróleo e gás, na melhoria de processos de produção de papel e não-tecidos, na indústria de cimento, no desenvolvimento de aplicações em eletrônicos e em outros segmentos como plásticos e compósitos, tintas e revestimentos, cosméticos, indústria de cuidados com a saúde e indústria de alimentos e bebidas.

“A parceria com a CelluForce está alinhada com a visão da Fibria de combinar nossa expertise em tecnologia florestal e o nosso posicionamento estratégico de mercado para desenvolver alternativas com valor agregado que complementem nossa liderança global e excelência na produção de celulose de eucalipto”, afirma o presidente da Fibria, Marcelo Castelli.

“A parceria com a Fibria é um marco para nós. Não só expande o alcance de nosso produto inovador, como valida a força de nossa tecnologia de produção e nossas equipes e confirma nossa posição de liderança no setor global”, diz o presidente e CEO da CelluForce, Sebastien Corbeil. (Informações: Alessandra Fornazier)

  Categorias: