Filas e humilhação: MP-BA recomenda restabelecimento de contrato entre a Coelba e Caixa

Postado por Teixeira News | 12 de julho de 2018 10:26

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou à Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) que restabeleça o contrato firmado com a Caixa Econômica Federal (CEF) para que as contas de energia elétrica voltem a ser pagas nas casas lotéricas.

O sofrimento dos consumidores, que têm enfrentado longas filas para pagar as faturas, se arrasta desde o último 1º de junho, quando ocorreu a suspensão do convênio. A orientação foi da promotora de justiça Joseane Suzart.

Foi recomendado também que não seja suspenso o fornecimento de energia, nem se apliquem multas aos usuários que estejam com faturas atrasadas, entre o dia da rescisão até o momento do restabelecimento.

Apesar de a concessionária ter disponibilizado mais de 3.600 pontos para pagamento na Bahia – 730 deles próprios –, quem não tem o hábito de utilizar a internet, assim como terminais de autoatendimento ou não tem conta bancária é obrigado a esperar horas para pagar o boleto.

É o caso de Teixeira de Freitas, maior cidade da região, onde dezenas de consumidores são vistos diariamente aglomerados em frente aos poucos locais para pagamento, como na Casas Bahia, no centro, onde clientes da Coelba passam horas no sol e chuva, pois não existe nenhum abrigo, para pagar suas contas. Muitos reclamam da demora, pois a loja não possuiria uma estrutura mínima para fazer o recebimento e até humilhação, já que todos têm que ficar na calçada dos fundos da empresa, aguardando atendimento. (Da redação TN)

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