Grupo Rosa dos Ventos realiza mobilização ambiental no extremo sul

Grupo Rosa dos Ventos realiza mobilização ambiental no extremo sul
04 junho 23:47 2017 Imprimir esta notícia

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o grupo ambientalista Rosa dos Ventos desenvolve ações visando a preservação ambiental na região, em conjunto com entidades que também atuam em defesa da fauna e da flora. As atividades acontecem ao longo da semana, com a participação de voluntários do grupo e das demais organizações envolvidas nos projetos.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado nesta segunda-feira (05), mas as ações tiveram início no dia anterior (domingo\04), em Itamaraju. Numa iniciativa que teve o reconhecimento público, o Rosa dos Ventos promoveu o plantio de mudas de árvores urbanas no conjunto habitacional Italage, no bairro Liberdade.

A ação contou com a participação de representantes do núcleo ambiental do PEN (Partido Ecológico Nacional) de Itamaraju e de Teixeira de Freitas e de atiradores do Tiro de Guerra 06-205. Teve ainda a colaboração do CRAS II (Centro de Referência de Assistência Social), sediado na Liberdade, que mobilizou voluntários do bairro no sentido de auxiliar no plantio das árvores. “Foi um sucesso a participação dessas pessoas que deram sua parcela de contribuição”, afirmou Jociane Almeida, coordenadora do órgão.

rosad1O evento contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, de Itamaraju, que doou ao projeto mudas de algumas espécies de plantas. “Queremos parabenizar essa iniciativa que, certamente, irá beneficiar a comunidade dessa área e contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente, através da arborização urbana”, salientou o secretário Ivan Favarato Filho, que acompanhou o trabalho das equipes.

No local foram plantadas aproximadamente 120 mudas de planta apropriadas para plantio em calçadas, além de arvores nativas da Mata Atlântica. “É uma atitude louvável, porque além de urbanizar nossas ruas, essas árvores darão flores, frutos, sombras e todos os benefícios de ter plantas em nosso bairro”, elogiou a dona de casa Rita Vilas Boas, moradora do Italage.

rosadVisita à Lagoa do jacaré

Após o plantio das árvores, os organizadores do projeto se deslocaram ao centro da cidade, onde fizeram uma visita à Lagoa do Jacaré, Área de Preservação Permanente (APP), que vem chamando à atenção dos ambientalistas quanto ao seu estado de preservação.

“Devemos nos unir em torno da recuperação e preservação desse manancial que, bem cuidado, torna-se um cartão postal de Itamaraju”, alertou Welbson Teixeira, vice-presidente do PEN, em Teixeira de Freitas. O dirigente acompanhou a doação pelo grupo Rosa dos Ventos de mudas de árvores que serão plantadas na próxima ação do projeto, domingo (11), na Área de preservação Ambiental de Teixeira de Freitas, situada no bairro Santa Rita.

“Outras mobilizações estão programadas para serem desenvolvidas durante a semana, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, voltadas para a questão ambiental”, informou Wellington Grams, militante do Rosa dos Ventos e um dos responsáveis pela mobilização em Itamaraju. (Por Domingos Oliveira)

  Categorias: