Ibametro reprova 10% dos produtos fiscalizados na Operação São João

Ibametro reprova 10% dos produtos fiscalizados na Operação São João
17 junho 10:44 2016 Imprimir esta notícia

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) divulga o resultado parcial da Operação São João, que está sendo realizada de 06 a 20 de junho, na capital e interior do estado. O objetivo da Operação é fiscalizar produtos juninos cujo consumo é mais intenso nesta época do ano para coibir abusos nas vendas ao consumidor. Pelo levantamento feito até a data de hoje (16/06), o Ibametro registrou um índice de reprovação de 10%.

Os produtos estão sendo vistoriados no aspecto quantitativo (para checar se a quantidade do conteúdo dentro da embalagem está em conformidade com a quantidade indicada no rótulo) e no aspecto formal (para checar se as informações descritas no rótulo da embalagem estão de acordo com o que preconiza legislação metrológica em vigor).

Entre os produtos fiscalizados estão: amendoim e produtos derivados (pé-de-moleque, paçoca, cocadas), leite de coco, canela, milho e seus derivados farináceos (farinhas, fubás, milho de pipoca, milho para canjicas), doces, bebidas (licores, batidas), misturas para bolo, etc.

Os produtos irregulares estão sendo autuados e as empresas tem até 10 dias para apresentar a defesa. Qualquer consumidor que se sinta lesado pode contatar a Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800 0711888 e registrar uma denúncia. A equipe de fiscais do órgão apura 100% das denúncias tanto na capital quanto no interior. (Da redação TN)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.