Inaugurada nova sede da 24ª Ciretran com amplas e modernas instalações em Teixeira de Freitas

Inaugurada nova sede da 24ª Ciretran com amplas e modernas instalações em Teixeira de Freitas
06 julho 15:10 2018 Imprimir esta notícia

Uma concorrida cerimônia com participação de políticos importantes, empresários, militares e autoridades do trânsito marcou a inauguração da nova sede da 24ª Coordenadoria Regional de Trânsito, no final da tarde desta quinta-feira (05/07), no Loteamento Nanuque (local com projeto em tramitação na Câmara Municipal que objetiva trocar de nome para bairro Cidade Nova) na zona leste da cidade. No evento a coordenadora da 24ª Ciretran, Tatiane Ruas e o prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD) receberam ilustres convidados de toda região e do estado, dentre eles o deputado estadual Carlos Robson, o “Robinho” (PP); deputado federal Ronaldo Carletto (PP); o executivo José Gomes, superintendente regional na Bahia do Banco do Nordeste do Brasil; prefeitos, vice-prefeitos, vereadores de toda região, além de oficiais da Polícia Militar, delegados de polícia, agentes da Polícia Rodoviária Federal e diversas outras autoridades do trânsito.

Ciretran 02A 24ª Ciretran funcionou durante 20 anos na Avenida Presidente Getúlio Vargas e agora se mudou para sua nova sede com modernas e amplas instalações. Com a mudança da unidade para o Loteamento Nanuque, muitos outros setores e órgãos ligados ao trânsito também se mudaram para o local, inclusive o setor de vistoria e despachantes. A ida do órgão para a localidade beneficia diretamente todos os bairros da zona leste da cidade, como o Nova América, Castelinho, Jerusalém, Irmã Dulce, Novo Jerusalém, João Mendonça, Vila Feliz, Caminho do Mar I e II, os Residenciais Castelinho I e II, São José, Monte Castelo e o próprio Cidade Nova. A 24ª Ciretran de Teixeira de Freitas possui circunscrição em 10 municípios da região, com RETRANs nas cidades de Alcobaça e Medeiros Neto e também no distrito de Posto da Mata, no município de Nova Viçosa.

Ciretran 03No seu discurso, a diretora regional da 24ª Ciretran de Teixeira de Freitas, Tatiane Ruas, contou a história do órgão e demonstrou o seu contentamento com a nova fase da instituição, dizendo que o novo espaço trará melhor condição de trabalho e de atendimento, porque a nova sede é moderna com mobílias e máquinas tecnológicas novas, tem espaço para todos os serviços e proporcionará mais conforto ao usuário dos 10 municípios da circunscrição. Informou que a nova área é de 4.500 m², sendo 520 m² de área edificada, com instalações para almoxarifado, banheiros sociais, copa, área de vistoria, salas amplas, departamentos independentes e pátio isolados, dando maior mobilidade e comodidade ao seu usuário.

Ciretran 04A coordenadora Tatiane Ruas informou ainda que o local dispõe de pista para exames práticos de direção para todas as categorias – incluindo local de mobilidade para recebimento de ônibus e carretas, área para vistoria de veículos, pátio para veículos apreendidos, salas de cursos de reciclagem de motoristas infratores com tecnologia de teleconferência, um estúdio de filmagem para transmissão de conteúdos de Ensino à Distância (EaD), espaço de prova teórica eletrônica e amplo estacionamento para usuários.

O deputado federal Ronaldo Carletto, um dos defensores da nova conquista, disse que o aumento da frota de veículos e a pujança econômica de Teixeira de Freitas pediam uma Ciretran maior e mais moderna com a oferta de novos serviços do DETRAN. “As novas instalações representam o crescimento desta cidade, onde a população terá atendimento qualificado. Teixeira de Freitas pode continuar contando com o meu mandato, tanto que acabo de liberar R$ 5 milhões de emendas parlamentares para se investir na saúde pública local e mais R$ 1 milhão para o asfaltamento de três grandes avenidas de Teixeira de Freitas, em atendimento ao pedido do meu grande amigo Temóteo Brito e em atenção ao povo teixeirense”, ressaltou Carletto.

Ciretran 05O deputado estadual Carlos Robson, o “Robinho” (PP), fez uma retrospectiva da história da 24ª Ciretran, dizendo que há 20 anos o órgão funcionava precariamente em um prédio antigo de péssimo estado e que tinha uma série de problemas de infraestrutura, além disso, não permitia oferecer os serviços de vistoria de veículos, nem exames práticos de direção, não tinha estacionamento adequado e não comportava o movimento diário da população da cidade de 162 mil habitantes e nem tão pouco da demanda da micro região do baixo extremo sul com 545 mil habitantes. E que a nova sede passa oferecer dignidade ao usuário e respeitar o direito do cidadão e da cidadã que paga seus impostos e que merece receber um tratamento adequando e decente.

Ciretran 06O vereador Adriano Souza (Podemos) que discursou representando o deputado federal João Carlos Bacelar Batista, presidente estadual do Podemos e político detentor da representação administrativa do DETRAN na Bahia, disse que a transferência da 24ª Ciretran da área central da cidade para o Loteamento Nanuque irá fomentar o crescimento e o desenvolvimento na região. “O cidadão vai encontrar no novo endereço, todos os serviços do DETRAN, na área de habilitação, veículos e infrações. Com isso os processos são divididos, desafogando servidores, diminuindo filas e agilizando o atendimento. O novo prédio tem toda estrutura e conforto e fica muito próximo da entrada de Teixeira de Freitas, a menos de cinco quilômetros de distância do Centro”, destacou o vereador Adriano Souza.

Na sua fala o prefeito Temóteo Alves de Brito disse que a nova sede da 24ª Ciretran na zona leste, representa ampliação do crescimento da cidade, fazendo-se necessário que a Ciretran poderá oferecer além dos serviços que lhe competem, mais dignidade aos usuários, que, obviamente, não se importarão em se deslocar alguns quilômetros para resolver assuntos pertinentes a seus veículos automotivos em um ambiente seguro e com a infraestrutura necessária.

Ciretran 07“O desenvolvimento só vem com ousadia e inovação. É uma atitude que resultará em vitória para o município, que poderá crescer ainda mais de forma plena e descentralizada, para que o verdadeiro desenvolvimento econômico, chegue aos quatro cantos dos seus limites territoriais. São ações como esta que permitem alavancar o setor comerciário de regiões antes pouco ou nenhuma geradoras de lucros e postos de trabalho e transformá-las em áreas em franco crescimento, basilares para a economia local. Os novos empreendimentos têm que chegar a outras regiões da cidade, forçando os pretensos investidores a fixarem morada em pontos distintos, favorecendo a plena economia e dinamizando a distribuição comercial”, enfatizou o prefeito Temóteo Brito. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: