João Bosco inaugura a 27ª Unidade de Saúde da sua gestão em Teixeira de Freitas

João Bosco inaugura a 27ª Unidade de Saúde da sua gestão em Teixeira de Freitas
26 junho 11:08 2016 Imprimir esta notícia

O bairro Estância Biquíni, na zona oeste de Teixeira de Freitas recebeu na noite deste sábado (25/06), a sua mais importante obra desta atual gestão que foi a UBS – Unidade Básica de Saúde, que por muitos anos era a maior reivindicação dos moradores da localidade. A Unidade Básica recebeu um investimento estimado em R$ 500 mil e além do Estância Biquíni, a unidade irá atender também os bairros Bahia Sul, Loteamento Paraíso e Pesque e Pague.

estand2Ao lado de vereadores, secretários municipais, lideranças políticas e da comunidade do bairro, o prefeito João Bosco Bittencourt (PT), entregou à população a primeira Unidade Básica do bairro Estância Biquíni, que é a 5ª nesse meso padrão já inaugurada e a 27ª Unidade de Saúde inaugurada no município nos últimos três anos e meio. Ainda serão inauguradas outras 15 unidades, que ainda estão em construção.

A UBS modelo foi construída por intermédio de um convênio da Prefeitura Municipal e o Ministério da Saúde do Governo Federal e foi entregue devidamente equipada e com o quadro de profissionais completo para atender as demandas da população. A unidade vai oferecer atendimento médico e odontológico.

estandA unidade ainda terá serviços de Imunização, Pré-natal, PCCU (Prevenção de Câncer de Colo de Útero), 28 tipos de exames laboratoriais, distribuição de remédios, tratamentos para Tuberculose, Hanseníase e Hiperdia, além do Programa Saúde da Família (PSF), que disponibiliza acompanhamento do Bolsa Família com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e atendimento clínico com as equipes do Programa Mais Médicos.

estand6A moradora Eliana Moreira dos Santos Brito, 32 anos, comemorou a chegada da UBS. “Que bom que chegou esse dia e é uma realização para nós enxergamos um Centro de Saúde tão sonhado pelos servidores públicos e pela população. Gostei muito de encontrar o posto de saúde assim, organizado, bonito, o espaço está muito amplo e acolhedor. Está tudo limpo e organizado, banheiro bonito, sala de dentista e a farmácia está cheia de remédios. A gente se sente mais à vontade numa unidade com mais espaço e confortável, tem banheiros e bebedouros. Agora temos de cuidar para mantê-lo sempre assim e não ficar feio”, disse aprovando a estrutura.

estand3O prefeito João Bosco disse que a unidade do bairro Estância Biquíni é uma das melhores do interior da Bahia. “Hoje a comunidade está com um dos melhores postos de saúde do município e do interior da Bahia. Teixeira de Freitas nunca imaginou que teria pelo SUS um atendimento tão bom ou melhor do que o servido na área particular. Neste governo a gente sempre olha para aquelas pessoas que mais precisam. Todas nossas unidades tem padrão de qualidade e estruturas melhores do que os particulares. Nosso objetivo é melhorar e ampliar o atendimento médico da população e, por isso, estamos chegando a 100% de cobertura na atenção básica de saúde como primeiro município da Bahia a alcançar esta bela façanha”, comemorou João Bosco.

estand1Eujácio Dantas, secretário Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas, disse que a UBS do bairro Estância Biquíni trará melhoria na qualidade de vida dos moradores da região e é a 27ª unidade inaugurada pela atual gestão, o que reforça o compromisso do governo municipal com a população do município. E para o Estância Biquíni e bairros adjacentes não será mais preciso os seus moradores se deslocar a outras localidades para receber atendimento médico. ”O governo João Bosco tem investido na saúde básica, na saúde de alta complexidade, na saúde de reabilitação, na prevenção de doenças e damos atendimento de qualidade para as pessoas que precisam de cuidados permanentes”, pontuou Eujácio Dantas. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: