João Bosco mobiliza população teixeirense para enfrentar mosquito da Dengue e Zika Vírus

João Bosco mobiliza população teixeirense para enfrentar mosquito da Dengue e Zika Vírus
20 fevereiro 17:45 2016 Imprimir esta notícia

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas promoveu na manhã deste sábado (20/02), uma grande mobilização comunitária com a participação das principais entidades educacionais e filantrópicas da cidade com uma caminhada pelas ruas e avenidas pelo controle da infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

A mobilização partiu da Praça da Prefeitura, percorreu toda a Avenida Marechal Castelo Branco e terminou na Praça da Bíblia, abrindo o ciclo de intensificação dos trabalhos do município, pela campanha zikazero. Quem trafegou pelas vias públicas de Teixeira de Freitas na manhã de hoje (20), foi surpreendido com a movimentação do município com faixas de orientação e distribuição de material educativo.

À cidade de Teixeira de Freitas saiu do mapa da dengue no Estado, em 2015, após ter sofrido uma epidemia em 2013, quando foram confirmados 2164 casos, que foi controlada com iniciativa do Poder Público Municipal, resultando em queda de 90% em comparação com os anos 2014 e 2015. O trabalho agora é para evitar casos de zika e chikungunya no município. Até 31 de janeiro deste ano, nenhum  registro das doenças foi confirmado no município.

O prefeito João Bosco que é médico, esteve à frente da caminhada e falou da importância de eliminar possíveis criadouros do Aedes Aegypt, mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. E informou, se for necessário, medidas jurídicas serão adotadas para garantir o acesso dos agentes de endemias nas propriedades abandonadas ou fechadas, assim como estão sendo solicitadas oficialmente medidas necessárias ao Detran e Polícia Rodoviária na remoção dos veículos parados em pátios e vias. “Afinal, toda a atitude capaz de evitar que o mosquito nasça, precisa ser tomada”, ressaltou o gestor.

O prefeito João Bosco alertou que é responsabilidade de todos lutar, principalmente, pelos bebês que estão no ventre de suas mães“ e que nada poderão fazer para se proteger”. O taxista Fernando Márcio, 39 anos, que assistia a mobilização, se disse satisfeito com a atitude da Prefeitura Municipal e informou que desde o início do ano já recebeu duas vezes os agentes de endemias na sua casa, para verificação e combate aos possíveis focos do mosquito. “A gente tem que fazer a nossa parte, verificando tudo e convencendo os nossos vizinhos de fazerem a mesma coisa”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Eujácio Dantas, informou que para repetir o sucesso alcançado desde 2013, o método de unir forças nos diversos setores do município está sendo repetido, com faxinaço, coleta de entulhos, lixo e pneus, trabalho de pavimentação e outros. No dia 29 deste mês, o faxinaço começará pelo bairro Jardim Planalto.

O secretário Eujácio Dantas ainda informou que profissionais de Vigilância em Saúde estão realizando visitas domiciliares e em pontos comerciais da região central da cidade. Sendo que a visita foi intensificada nos locais onde larvas do mosquito foram encontradas nos anos de 2012 e 2013 e nas residências fechadas durante as visitas domiciliares.

“Terrenos sem manutenção e de difícil acesso são vulneráveis à proliferação do mosquito da dengue, devido ao acumulo de materiais que servem de criadouros, por isso é importante o trabalho preventivo ser desenvolvido durante todo o ano no município, não apenas nos períodos mais quentes e chuvosos e de maior proliferação, que é de janeiro a maio”, conscientizou o prefeito João Bosco.

Segundo João Bosco, somente com a participação da população será possível eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, e fez questão de participar da ação neste sábado (20), dando a sua orientação à população. E que o município vai continuar intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti (transmissor das três doenças) e na busca ativa para eliminação de possíveis criadouros (Por Athylla Borborema).

  Categorias: