Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal de Itamaraju terá abertura nesta segunda-feira (1º/02)

Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal de Itamaraju terá abertura nesta segunda-feira (1º/02)
01 fevereiro 17:22 2016 Imprimir esta notícia

O ano letivo começa nesta semana para a Rede Pública Municipal de Ensino de Itamaraju, com a realização da Jornada Pedagógica 2016, de segunda a sexta-feira (1º a 5 de fevereiro). A abertura da Jornada será na segunda-feira, às 19 horas, no auditório da FACISA/CESESB, com palestra do professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Doutor em Letras pela PUC/RS, Gean Paulo Gonçalves Santana, que também é especialista em Linguística Textual.

De acordo com a secretária de Educação do município de Itamaraju, Eliene Celes, pelo menos 1,2 mil pessoas, entre professores, secretários, coordenadores e diretores da Rede Pública Municipal de Ensino devem participar do evento de abertura da Jornada, que esse ano, terá como tema ‘A escola que encanta e transforma vidas’. Celes informou que a palestra do professor Gean Gonçalves será aberta também a educadores das redes Particular do município e Pública Estadual, e, também, aos responsáveis pelos alunos da Rede Municipal.

A Jornada Pedagógica acontece na semana anterior a do início das aulas para os alunos do Ensino Fundamental, que está marcado para o dia 11 de fevereiro, quinta-feira. De acordo com o Censo Escolar de 2015, 12,779 mil alunos frequentaram as 62 unidades educacionais do município no ano passado. A maior parte destes, 9,509 mil, estudou em uma das escolas da sede.

Itamaraju possui mais que o dobro do número de alunos matriculados na Rede Pública Municipal de Prado (Itabela / Nova Viçosa ou Mucuri); quase o triplo do número de alunos de Alcobaça (Medeiros Neto ou Belmonte); quatro vezes o número de alunos de Caravelas ou Itanhém; quase sete vezes o número de alunos de Jucuruçu; e pelo menos 10 vezes o número de alunos de Vereda.

Ainda em se tratando de alunos matriculados na Rede Pública Municipal, Itamaraju só perde para os municípios de Eunápolis, Teixeira de Freitas e Porto Seguro, este último possui o maior contingente da região Extremo Sul.

A Jornada que será aberta na segunda-feira terá extensa programação durante a semana, destaque para os encontros que acontecem na terça-feira (02/02) na Câmara Municipal, onde vão ser realizados seminário e palestra direcionados a Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Educação Especial, com aula show do professor Estevon Gean Ferrari e palestra da professora – mestranda em letras pela UESC – Eliana Costa Sausmickt; e no Centro de Convivência do Idoso, onde acontece seminário dirigido aos professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com palestra do professor – filósofo – Pedro Rafael Farias Evangelista.

Também na terça-feira acontece no Colégio Municipal Otávio Mangabeira, às 13h30min, o encontro com diretores e coordenadores da Educação Infantil. Na quarta-feira (03/02) haverá encontros com professores das creches municipais e diretores e coordenadores de todas as escolas (na Escola Otávio pela manhã), professores das escolas de Educação Infantil (na Escola Otávio à tarde), professores das Salas Multiseriadas (na Escola Novo Prado pela manhã) e merendeiras do campo (no CCI).

Na quinta-feira (04/02) haverá planejamento por área com todos os professores de 6º ao 9º anos (na Escola Reitor Edgard Santos pela manhã) e os encontros com professores das Salas de Recursos (Escola Mario Andreazza pela manhã), Professores da Educação Infantil do Campo (Escola Otávio pela manhã), diretores – coordenadores das Séries Iniciais (Escola Novo Prado à tarde), coordenadores do Campo (Secretaria de Educação à tarde) e merendeiras da Sede (CCI).

A programação da Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal de Ensino de Itamaraju chega ao fim na sexta-feira (05/02) com encontros dos professores de Educação Física nos períodos da manhã e tarde, na Escola Novo Prado. Nos encontros serão realizadas oficinas com a professora graduada em Educação Física, Nataniela Andrade Sales. (Por Nilson Chaves)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.