Jovens empreendedores de Santa Cruz Cabrália apresentam projetos criativos

Jovens empreendedores de Santa Cruz Cabrália apresentam projetos criativos
02 dezembro 09:37 2015 Imprimir esta notícia

No Sul da Bahia, um grupo de jovens deixou de ser apenas consumidor de tecnologia para começar a produzir soluções inovadoras. Participantes do programa da Fundação Telefônica Vivo chamado PDE – Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedores, eles passaram pelas etapas de formação e prepararam cerca de 20 propostas de empreendimentos que sugerem soluções para problemas da região onde vivem. O resultado do esforço coletivo será apresentado no dia 9 de dezembro na Praça Pedro Álvares Cabral, no Centro de Santa Cruz Cabrália.

Ao longo do ano, 488 jovens participaram da formação no CEIT – Centro de Educação e Inovação Tecnológica que foi criado pelo projeto Pescando com Redes 3G, uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo, Qualcomm Wireless Reach e a Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália. Na primeira fase, eles receberam uma formação para desenvolver um novo olhar para as dificuldades locais e identificar oportunidades, além de terem aprendido como as tecnologias digitais podem ser ferramentas para solucionar problemas sociais. Na segunda fase, os jovens desenvolvem soluções junto ao público que será atendido, estruturam o modelo de negócios, fazem um protótipo, realizam testes e, quando possível, começam a vender o produto ou serviço criado.

Sobre o PDE – Iniciada em 2013, a Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedores (PDE) é uma metodologia inspiradora: ela incentiva e forma jovens de 15 a 29 anos para que encontrem oportunidades e estruturem empreendimentos a partir dos problemas das comunidades onde vivem. A iniciativa é realizada atualmente nas cidades de São Paulo, Santarém, Santa Cruz Cabrália e no Vale do Jequitinhonha. O programa é dividido em duas fases: a primeira inspiracional e de auto-conhecimento, e a segunda para o design da solução. O principal objetivo é empoderar jovens de periferias urbanas ou zonas rurais para que gerem e implementem novas soluções preferencialmente com uso de tecnologia que resolvam problemas de suas comunidades. Na Bahia, a PDE é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabrália e é executado pelas organizações SER e Semente. (Da redação TN)

  Categorias: