Juiz Marcus Aurelius assume a 2ª Vara do Juizado Especial de Teixeira de Freitas

Juiz Marcus Aurelius assume a 2ª Vara do Juizado Especial de Teixeira de Freitas
23 maio 17:37 2016 Imprimir esta notícia

O juiz Marcus Aurelius Sampaio assumiu na manhã desta segunda-feira (23/05), a titularidade da 2ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais da Comarca de Teixeira de Freitas. A 1ª Vara foi instalada na presença do então presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha, no dia 1º de agosto de 2014. E no dia 16 de outubro de 2015, foi instalada a 2ª Vara que estava vaga a espera de um juiz desde a sua criação.

O juiz Marcus Aurelius Sampaio deixou a titularidade da 1ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo Cíveis, Comerciais e Registros Públicos da Comarca de Teixeira de Freitas, onde estava desde 24 de março de 2011, para assumir a titularidade da 2ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais. Houve um evento com a presença da comunidade jurídica da comarca para receber o juiz na sua nova Vara, que ocorreu no próprio auditório do Fórum do Sistema dos Juizados Especiais.

jud3O juiz Humberto José Marçal, diretor do Fórum do Sistema dos Juizados Especiais e titular da 1ª Vara, deu as boas vindas ao colega Marcus Aurelius e elogiou a sua postura ativa e sua estimada sabedoria jurídica. Disse que o juiz Marcus Aurelius é um ser humano bem resolvido pelo seu bom humor, ou pelo menos o bom humor refinado. “Já disse a ele que se prepare, porque o trabalho aqui é farto, mas é bom tê-lo como companheiro, como parceiro e como interlocutor nesta jornada” e destacou três aspectos importantes, que para ele, são as principais características do juiz Marcus Aurelius.

E acrescentou: “O primeiro é do julgador incansável, prático e objetivo, que ao longo desses últimos 5 anos, conseguiu a impressionante marca na 1ª Vara Cível. O segundo aspecto, é que não obstante tenha elevado a produtividade com altíssima qualidade, sempre manteve uma relação cordial e amigável com os demais colegas e advogados, bem assim como os servidores. O terceiro aspecto, é que além de ser um bom julgador e um ser humano bem humorado, Vossa Excelência trouxe a essa comarca as qualidades de um bom administrador, tantas vezes reiteradamente elogiadas quando diretor da comarca”, destacou o juiz Humberto Marçal.

O juiz Roney Moreira, diretor da comarca e titular da 2ª Vara Cível, promoveu sabias palavras em favor da pessoa e do juiz Marcus Aurelius. O juiz Roney Moreira ressaltou que apesar de ninguém ser insubstituível, a ausência do juiz Marcus Aurelius fará grande falta na esfera cível. Ainda segundo ele outros virão, mas a trajetória e a sabedoria do juiz Marcus Aurelius ficarão registradas na “poeira da história” e servirão de exemplo para o próximo que irá sucedê-lo.

jud2“O juiz Marcus Aurelius é o exemplo para a nova geração de juízes, de como deve ser um magistrado trabalhando em prol do jurisdicionado, sendo um companheiro e afirmativo e encorajador diante de qualquer manifestação de valor. Essa é um tributo a um colega que se afasta da nossa Vara Coirmã, mas não do nosso convívio. As experiências foram muitas ao longo desses anos, mas sabemos que a magistratura tem início, meio e fim como em qualquer outra profissão. Essa recepção é um gesto que significa muito e tenho em mim o mais profundo respeito e admiração por ti Marcus Aurelius com quem a gente só tem a aprender”, enfatizou o juiz Roney Moreira e o mais antigo da comarca.

Para a advogada Maria Goretti do Nascimento Martins, presidente da subseção Teixeira de Freitas da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, o juiz Marcus Aurelius Sampaio é uma figura extraordinária das letras jurídicas e poderá dar uma contribuição de maior valia ao Sistema dos Juizados Especiais por sua envergadura acadêmica ética e irretocável.

jud1“Gostaria de destacar, não só a seriedade que o doutor Marcus Aurelius exerceu como juiz de Alcobaça e de Teixeira de Freitas, mas pela qualidade que não posso deixar passar em branco, que é o fato de o advogado nunca encontrar a porta do gabinete do doutor Marcus Aurelius fechada. Grande qualidade, grande exemplo que Vossa Excelência traz para os colegas, em benefício da democracia, que é nunca deixar de receber o advogado e por estas e outras ações de proximidade com o cidadão o senhor é um homem respeitado, admirado e muito querido no meio jurídico e na sociedade”, destacou a presidente da OAB, Goretti Martins.

Já o juiz Marcus Aurelius Sampaio, novo titular da 2ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais da Comarca de Teixeira de Freitas, disse que o seu sentimento é de honra e de vocação para assumir a nova missão de servir a Justiça e servir a Sociedade. “Não existe juiz bom se ele não tiver uma boa equipe, portanto, quero agradecer minha equipe de servidores que eu trouxe comigo para o Juizado Especial e faço um agradecimento amplo a todos presentes pela confiança sempre depositada, pelo apoio a todas as tarefas que desempenhamos nesta comarca e pela amizade que firmamos”, disse no seu discurso o juiz Marcus Aurelius.

judO juiz Marcus Aurelius Sampaio é mineiro de nascimento e foi em Minas Gerais que começou sua careira jurídica como oficial de justiça e advogado. Em 2004, ingressou na magistratura baiana após aprovação em concurso público para juiz do Tribunal de Justiça da Bahia. Ele foi juiz em duas comarcas do sudoeste do Estado e foi por um longo período titular da comarca de Alcobaça.

Em 24 de março de 2011, chegou à Comarca de Teixeira de Freitas. Em 26 de janeiro de 2015, o juiz Marcus Aurelius Sampaio foi promovido a juiz especial pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, que é o último posto antes de chegar a desembargador de justiça, e tomou a decisão de manifestar a sua permanência na comarca de Teixeira de Freitas, tendo em vista que Teixeira é comarca especial, de Entrância Final. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: