Leiam crônica de Almir Zarfeg, de 2013, em que ele narra a “prisão” de Lula

Leiam crônica de Almir Zarfeg, de 2013, em que ele narra a “prisão” de Lula
08 abril 16:21 2018 Imprimir esta notícia

Se Lula tivesse sido denunciado, processado e condenado como chefe do mensalão, como as pessoas teriam reagido? Teriam se revoltado contra a prisão dele ou, pelo contrário, teriam comemorado vê-lo pagar pelo maior escândalo político da República Federativa do Brasil?

Julgado e condenado, ele teria resistido até o fim, pagando pra ver – como se diz no jargão lobista brasiliense –, ou teria fugido – na calada da noite – para Cuba ou para a Venezuela para se livrar da prisão?

Julgado e condenado, o ex-presidente teria caprichado no vocativo “companheiros e companheiras” para entrar para a história?

Lula preso exemplarmente pela Polícia Federal, como ficariam os lulinhas da vida? Órfãos de pai? Você, cidadão cordial e eleitor acima de qualquer suspeita, se prontificaria a adotar um lulinha? Dedicaria paz e amor ao brasileirinho?

Se Lula tivesse, enfim… a lua teria improvisado um eclipse de última hora, por causa da tristeza, ou teria, devido à alegria, providenciado uma chuva de prata daquelas?

Impossível saber a reação das pessoas, eleitores, brasileiros ou da lua à prisão do ex-presidente pela chefia do mensalão, pois ele nem foi oficialmente acusado de nada, muito menos de tudo.

Mas os onze mensaleiros denunciados, processados, condenados e presos esta semana pela PF têm opinião bem formada sobre o ex-presidente do Brasil e presidente de honra do Partido dos Trabalhadores (PT).

A seguir, as opiniões por ordem decrescente de importância:

11ª: Liderança!

10ª: Fenômeno!

9ª: Campeão!

8ª: Companheiro!

7ª: Camarada!

6ª: Cabra da peste!

5ª: Pau-d’água!

4ª: Sabe-nada!

3ª: Filho da mãe!

2ª: PenTelho!

1ª: Sabe-tudo!

O 12º mensaleiro, que pegou a estrada da Itália para não se entregar à Polícia Federal, também tem opinião pronta sobre a suposta participação de Lula no escândalo: “Inocente até que se prove o contrário”.

O 12º homem mandou recadinho bilíngue pros brasileiros: “Ciao, otários!”

_____________

Almir Zarfeg é poeta e jornalista. Preside a Academia Teixeirense de Letras (ATL).

  Categorias: