Manoelzinho diz que melhorias das unidades da atenção básica têm fortalecido o direito à saúde pública em Nova Viçosa

Manoelzinho diz que melhorias das unidades da atenção básica têm fortalecido o direito à saúde pública em Nova Viçosa
31 julho 10:10 2018 Imprimir esta notícia

O prefeito de Nova Viçosa, Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho” (DEM) está tocando uma série de frentes de trabalho no município para revitalizar estradas vicinais, escolas públicas e unidades médicas. No distrito de Posto da Mata ele reequipou toda a unidade do Hospital Municipal com novos aparelhos médicos, equipamentos cirúrgicos e móveis novos. As unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) na sede, no distrito de Posto da Mata e nos povoados também estão recebendo reformas e condições novas de trabalho e atendimento.

Conforme o prefeito Manoelzinho, a sua gestão tem buscado várias maneiras de manter a saúde em Nova Viçosa com eficiência e com qualidade para a população. E preocupado com a zona rural do município, foi conquistado junto ao Governo Federal, recursos para aquisição de um Consultório Odontológico Móvel, no valor de R$ 250 mil que será utilizado justamente para atender as comunidades da zona rural; um veículo modelo Van para o Transporte Sanitário Eletivo, no valor de 190 mil; uma Ambulância, no valor de 80 mil e 5 Consultórios Odontológicos fixos, no valor total de 125 mil. Equipamentos estes que já foram entregues ao município.

esfd2Na cidade de Nova Viçosa a Prefeitura Municipal já reformou três ESFs, mobiliou todos eles e redefiniu suas equipes de trabalho com ampliação dos serviços e atendimentos das comunidades. A ESF 012 do bairro Abrolhos, unidade que também atende a população dos bairros Vila Viçosa, Jardim Peruípe e regiões adjacentes, foi todo revitalizado. A ESF 002 da Avenida Oceânica, no centro da cidade e a ESF 001 do centro histórico, da região portuária de Nova Viçosa, também foram reformadas e reequipadas.

De acordo com a nova secretária Municipal de Saúde, Vanessa Oliveira, todos os PSFs passaram por reformas e ganharam computadores com acesso à internet onde os pacientes já estão podendo fazer a marcação de consultas na própria unidade, assim evitando um possível deslocamento. “Nosso objetivo é fazer e buscar o melhor para a saúde do município de Nova Viçosa, embora, ainda temos uma grande caminhada pela frente, mais aos poucos poderemos notar que a nossa saúde pública melhorará em relação à agilidade nos atendimentos e na qualidade de infraestrutura das unidades de atenção básica de saúde e nas unidades médicas”, ressaltou a nova secretária de Saúde, Vanessa Oliveira.

esfd1Segundo o prefeito Manoelzinho, a crescente demanda por serviços na área da saúde, fez com que o governo municipal decidisse também em reformar e ampliar diversos postos do Estratégia de Saúde da Família (ESF’s) do município. Os investimentos feitos pela Prefeitura Municipal vão beneficiar diretamente à população dos bairros de Nova Viçosa, do distrito de Posto da Mata e os povoados. Manoelzinho lembra que o objetivo da atual gestão é melhorar o atendimento e proporcionar mais conforto aos pacientes.

No distrito de Posto da Mata, por exemplo, os Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) já receberam reformas nas unidades: 007 do bairro Baía dos Anjos; 005 do bairro Castelo; e o 006 do centro do distrito. O prefeito Manoelzinho informa que segue com o cronograma de ampliação das Unidades Básica de Saúde, cuja meta, é ter equipes, com coberturas nas zonas urbanas e também em todas as regiões da zona rural do município. Para isso, além da instalação de novas equipes, a Secretaria Municipal de Saúde pretende prosseguir na ampliação das unidades já existentes, levando conforto e praticidade a profissionais e usuários. O objetivo, conforme o prefeito, de prosseguir com a revitalização das UBS’s é melhorar a infraestrutura das unidades e levar ao usuário abrangência e qualidade de procedimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, seguindo, à risca, a Agenda Plurianual de Saúde.

esfdPara o prefeito Manoelzinho estes investimentos nas unidades básicas de saúde representam melhorias na saúde pública e fortalecimento na Rede de Atenção Básica. Segundo ele, esta prioridade do seu governo representa mais conforto e comodidade para a população do município. “Todas nossas UBSs estão recebendo melhorias e além de reparos necessários receberam nova pintura e cada posto está com um aspecto de novinho. Ainda estamos trabalhado para que cada unidade tenha uma equipe médica duplicada, para ampliar o número de atendimentos. Os nossos postos possuem os serviços de vacina, curativo, farmácia, odontologia, enfermagem, exames preventivos, pré-natal, inalação, esterilização, atendimento a idosos, visitas domiciliares e educação em saúde, com palestras, oficinas e atividades diversas”, enfatizou o prefeito. (Por Athylla Borborema)

  Categorias: