Manoelzinho organiza circuito para os 5 dias de carnaval em Nova Viçosa

Manoelzinho organiza circuito para os 5 dias de carnaval em Nova Viçosa
02 fevereiro 09:57 2018 Imprimir esta notícia

A cidade de Nova Viçosa já está sendo preparada para o carnaval 2018 que começa na próxima sexta-feira, dia 9 de fevereiro, com shows na Praça da Baleia, bandas e trios elétricos na orla marítima e também com o 1º Carnaval dos Aposentados no Clube da Melhor Idade. A programação é extensa e só deve acabar ao amanhecer do dia da quarta-feira de cinzas (14). Desde o réveillon que a Prefeitura de Nova Viçosa vem celebrando o verão com diversas atrações culturais e esportivas que movimentou a cidade dentro da programação “Farol da Alegria”.

Shows, Feira Gastronômica, feiras de artesanato, apresentações culturais e entre os dias 19 e 22 de janeiro, à cidade recebeu atletas do mundo inteiro para a primeira etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia 2018, evento que classificou as equipes para os Jogos Pan-Americanos, além de ter promovido oficinas gratuitas de vôlei para os jovens. E durante os cinco dias de Carnaval as ruas de Nova Viçosa serão tomadas por trios elétricos e blocos tradicionais, exemplo do Bloco da Lama e do Bloco Galera da Rapa, formado por pescadores dos balneários da região.

NV 02O prefeito de Nova Viçosa, Manoel Costa Almeida o “Manoelzinho” (DEM), disse que em 2017 assinou vários projetos de intenções e de efetivações para instalação de novas empresas no município e mais uma vez assegurou que nestes próximos três anos vai projetar economicamente o município de Nova Viçosa para os próximos 20 anos. Disse que quando deixou o município em 2004, deixou também a sua economia preparada para os próximos 10 anos e esta viabilidade de continuidade não foi conservada pelos seus sucessores e atuais antecessores. Mas em 2020, disse que deixará Nova Viçosa preparada para os próximos 20 ou 30 anos, diante dos projetos que começou a executar, principalmente no turismo.

O prefeito Manoelzinho assegurou que dará um novo rumo à história do turismo da cidade de Nova Viçosa que atualmente recebe gente da maioria dos estados brasileiros, especialmente Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo e da própria Bahia. E, que seu desejo é lançar o turismo de Nova Viçosa para o mundo inteiro diante da beleza ecológica e dos inúmeros recursos naturais que o município dispõe aos olhos do planeta.

NV 03Neste período a Prefeitura de Nova Viçosa através da sua Secretaria Municipal de Turismo tem realizado trabalhos de limpeza, reparação de obras, revitalização de áreas, higienização da orla e vem promovendo investimentos em atrações artísticas e de lazer para a população. Além do planejamento do projeto de segurança pública junto com as organizações da Polícia Militar para que o carnaval que começa dia 9 de fevereiro, ocorra com alegria e tranquilidade.

NV 04“Vamos neste período agora intensificar o trabalho para que este nosso segundo carnaval fique mais vez marcado na memória das pessoas, do país e gere emprego e renda para a nossa população. O turismo é a maior indústria do planeta e trata-se de uma indústria que não polui o meio ambiente. E em Nova Viçosa, temos a maior diversidade ambiental do Estado que encanta a todos e a todas que aqui nos visitam todos os anos”, festejou o prefeito Manoelzinho.

E acrescentou: “Por esta razão, que precisamos zelar e cuidar da nossa terra e do nosso turismo, porque precisamos com o turismo gerar mecanismos econômicos em favor do município e da nossa população. O mais importante é que o investimento que fazemos todo verão e nas festas tradicionais do município, estabilizamos ainda mais a economia do município de Nova Viçosa, justamente porque estas festas geram emprego e renda aos seus moradores”, salientou o prefeito Manoelzinho.

NV 05A secretária Municipal de Turismo, Lucenilde Maria da Silva Araújo Fernandes, a “Dona Lú”, informa que durante o carnaval, ambulâncias equipadas para atendimentos de urgência, remoções, estarão disponíveis nos principais locais de aglomeração, como na Praça da Baleia e na Orla Marítima. Os serviços da Vigilância Sanitária serão intensificados, principalmente a fiscalização das casas para combater o mosquito transmissor da Dengue. Os agentes vão percorrer, principalmente, as casas dos turistas, a qual eles não têm acessos no dia a dia.

A secretária Lú Araújo explica que os serviços públicos também terão um esquema especial dentro do “Plano Carnaval”. Alguns bairros vão ter coletas à noite e outros pela manhã. A limpeza das praias será realizada às 06h da manhã com o intuito de estarem totalmente limpas até o fim da manhã. Informou também que o planejamento da segurança pública já foi concluído pela Prefeitura como forma de assegurar a tranquilidade, garantindo que o público possa acompanhar as apresentações com maior segurança e conforto. Embora, as diretrizes finais do planejamento no quisto segurança serão efetivadas pela Polícia Militar que deve intensificar o policiamento na área de realização do evento, nas zonas habitadas e nos pontos de acesso as praias.

NV 06Para a secretária Lú Araújo, essa é uma oportunidade de mostrar a todos que os cuidados cotidianos com a cidade são intensificados e que Nova Viçosa está se preparando para receber todos os turistas. “Nossa finalidade é melhorar a nossa qualidade de vida no carnaval em Nova Viçosa que vem tendo um grande salto no turismo e na sua rica cultura neste tempo novo que estamos vivendo no município. O Turismo é a nossa grande atividade econômica. Ele traz recursos para nossa cidade e ele é quem ajuda a divulgar Nova Viçosa. Portanto, infraestrutura é fundamental para recebê-lo. Todos serão muito bem-vindos”, cientificou a secretária Municipal de Turismo.

NV 07O extenso litoral, envolto pela natureza, faz de Nova Viçosa destino certo para quem procura sossego à beira-mar, ao sol dourado do extremo sul da Bahia. Manguezais da Mata Atlântica, as belas ilhas de Barra Velha e do arquipélago de Coroa Vermelha, rios cristalinos e as praias de um vasto areal branco na maré baixa, chegam a 300 metros de largura e dão tom da paisagem local. Dentre os inúmeros atrativos ecológicos, a natureza contempla o visitante com um verdadeiro balé aquático das baleias Jubarte. O conhecido festival acontece no mês de julho, quando as baleias procuram as águas mornas e calmas do litoral baiano para se acasalarem e amamentarem os filhotes. (Por Athylla Borborema)

  Categorias: