Meninos e meninas do SCFV viram atrações no desfile de 7 de setembro em Teixeira de Freitas

Meninos e meninas do SCFV viram atrações no desfile de 7 de setembro em Teixeira de Freitas
08 setembro 09:51 2016 Imprimir esta notícia

Crianças, adolescentes e jovens assistidos pelo SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos se destacaram no desfile cívico de 7 de setembro nesta quarta-feira em Teixeira de Freitas numa passagem emocionante pela avenida.

Foram mais de 60 crianças, adolescentes e jovens que se destacaram no desfile cívico. A oficina de percussão foi ofertada pela Secretaria Municipal de Assistência Social por meio dos CRAS através do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Numa cadencia de ritmos o pelotão do SCFV contagiou a população que encheu os dois lados da Avenida Marechal Castelo Branco para prestigiar o desfile de 7 de setembro e pode conhecer mais um pouco sobre a história e o papel da instituição em favor de meninos e meninas oriundos dos mais diversos meios sociais.

A apresentação dos meninos e meninas culmina num trabalho de oficina de percussão que é desenvolvido nos CRAS de Teixeira de Freitas. Ao todo mais de 200 componentes passam pela oficina durante o ano de 2015 e a expectativa que em 2016 o número seja superado.

cridO SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. Sãoatividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. O serviço pode ser ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Convivência.

Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

crid1Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias: crianças até 6 anos; crianças e adolescentes de 6 a 15 anos; adolescentes de 15 a 17 anos; jovens de 18 a 29 anos; adultos de 30 a 59 anos e pessoas idosas.

Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em Teixeira de Freitas, nos bairros Ulisses Guimarães, Liberdade-I, São Lourenço e Jerusalém. (Da redação TN)

  Categorias: