Mercado do Peixe está ganhando nova estrutura de lazer para aliar comércio e turismo em Nova Viçosa

Postado por Teixeira News | 10 de julho de 2018 11:12

A cidade de Nova Viçosa está ganhando um novo e moderno Mercado do Peixe, às margens da baía do rio Peruípe, na região portuária da cidade. O novo Mercado do Peixe será uma unidade multifuncional para a venda de peixe e crustáceos diversos, no entanto, está atualmente ganhando uma estrutura para estabelecer quiosques de produtos naturais e comidas típicas, que na realidade será uma área de lazer com vista para o largo do rio Peruípe e para os fascinantes manguezais de Nova Viçosa.

O espaço poderá se tornar no mais moderno e criativo ponto turístico de Nova Viçosa que tornará os almoços e jantares muito mais agradáveis sob uma vista super privilegiada. O espaço em Nova Viçosa reproduz os preceitos do Mercado do Peixe, na orla da praia de Mucuripe, em Fortaleza, tradicional ponto de venda de frutos do mar com vista privilegiada na capital do Ceará.

merd3[1]A intenção é que o visitante possa conferir as delícias desse futuro point gastronômico, degustando um camarão frito ao alho e óleo de frente ao largo salgado do rio Peruípe, com uma linda vista dos manguezais de Nova Viçosa. O Mercado do Peixe Bruno Saldanha foi constituído por meio de boxes e bancas, com câmaras frigoríficas para a conservação de diversos tipos de mariscos, pequenos armazéns e outros compartimentos.

O investimento para a obra é proveniente de um adiantamento de receita promovido pelo empresário Nelson Saldanha, dono de empreendimentos na cidade e do aeroporto local, que investiu o valor de R$ 690 mil no novo Mercado do Peixe e, depois de 100% pronto será entregue a Prefeitura Municipal. O empresário Nelson Saldanha reiterou mais uma vez a importância daquele espaço comercial, sobretudo, para os pescadores locais, que enfrentavam dificuldades para o processamento, conservação e venda dos seus produtos.

merd2[2]O Prefeito Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho da Madeira” (DEM), destacou que a parceria estabelecida para construção do novo Mercado do Peixe abastece a necessidade de uma melhor conservação e utilização das instalações, vista à sua durabilidade. Assinalando que agora estão criadas as condições para que os pescadores e revendedores tenham um espaço adequado para o desenvolvimento das suas atividades, devendo tirar o máximo proveito das infraestruturas disponibilizadas, tanto que se começou as obras da ampliação da área em direção ao porto com a construção da base de lazer.

O presidente da Câmara Municipal de Nova Viçosa, vereador José Anastácio Carvalho Machado (DEM), informou que a unidade terá higienização com tecnologia vinda do Panamá, onde tudo está sendo feito no sentido de trabalhar conjuntamente com os utilizadores do Mercado. E que aquela iniciativa, faz parte de uma boa ação pública/privada em contribuição ao desenvolvimento da pesca artesanal em Nova Viçosa e em garantia a operacionalização e a manutenção daquelas infraestruturas.

merd1[3]Segundo o presidente Anastácio Carvalho, um entusiasta do projeto, a ideia é que quando o Mercado do Peixe ficar totalmente pronto, que as opções sejam ainda mais fartas e que seja o melhor lugar da cidade para comprar frutos do mar em termos de custo e benefício. E que, além disso, o camarão rosa e cinza, lagosta, peixes, como pargo, serra, cioba, lula, polvo, sururu, caranguejos do mar e muitas outras delícias sejam encontradas o ano todo. E que o cliente possa comprar o produto em um dos boxes de venda e fritá-lo a partir dos quiosques instalados na área de lazer e degusta-los sobre várias opções de guarnições incluindo arroz branco, baião de dois e macaxeira frita.

Para o executivo aposentado Jorge Cunha, atual secretário Municipal de Indústria e Comércio de Nova Viçosa, outro entusiasta do projeto, o novo Mercado do Peixe Bruno Saldanha terá um corredor central amplo para a circulação dos clientes e amplos quiosques separados na sua futura área de lazer sob à baía do rio Peruípe, além de movimentar a economia local, o mercado se tornará um importante atrativo para o turista interessado em conhecer um pouco mais da rica gastronomia local.

merd[4]A secretária municipal de Turismo de Nova Viçosa, Lucenilde Maria da Silva Araújo Fernandes, a “Lu Araújo”, o trabalho que está sendo feito, o local se tornará um ponto de referência em variedade de frutos do mar distribuídos em boxes, o espaço também atrairá comerciantes, donas de casa e turistas pela procura da diversidade de pescados. Além da visita pela abundância dos frutos do mar, a atração à parte, são as paisagens ao lado do Mercado do Peixe Bruno Saldanha, em particular a orla portuária e os manguezais as margens do abundante rio Peruípe. (Por Athylla Borborema)

Endnotes:
  1. [Image]: https://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2018/07/merd3.jpg
  2. [Image]: https://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2018/07/merd2.jpg
  3. [Image]: https://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2018/07/merd1.jpg
  4. [Image]: https://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2018/07/merd.jpg

Source URL: https://teixeiranews.com.br/mercado-do-peixe-esta-ganhando-nova-estrutura-de-lazer-para-aliar-comercio-e-turismo-em-nova-vicosa/