“Minha prioridade é o acolhimento” diz Manoelzinho ao nomear Magela novo secretário da saúde de Nova Viçosa

“Minha prioridade é o acolhimento” diz Manoelzinho ao nomear Magela novo secretário da saúde de Nova Viçosa
02 março 10:20 2018 Imprimir esta notícia

A experiência administrativa acumulada em mais de 30 anos de serviço público foi o principal critério de escolha do novo secretário Municipal de Saúde de Nova Viçosa. O prefeito Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho” (DEM) assinou nesta quinta-feira (1º/03), o Decreto nº 538/2018 que nomeou o novo secretário Municipal de Saúde de Nova Viçosa. O novo secretário é Geraldo Magela, ex-secretário de Saúde nas gestões do Padre Apparecido Staut em Teixeira de Freitas, homem que modernizou a saúde pública teixeirense e conquistou os maiores avanços da história do Hospital Municipal.

O prefeito Manoelzinho disse que a nomeação de Geraldo Magela para a pasta da saúde de Nova Viçosa se dar, porque trata-se de um profissional gestor que fez um bom trabalho por onde passou e nunca teve a sua vida maculada pelas missões que já comandou e seus conhecimentos vão facilitar e muito a organização de toda a rede de saúde do município. “Tenho dele as melhores informações possíveis e estamos apostando que ele fará um grande trabalho, pois tem capacidade para tal”, disse o prefeito.

Manoelzinho afirmou que a chegada do novo secretário de saúde é para promover mais humanização no atendimento e conhecer profundamente as necessidades e carências da pasta e, sobretudo, que o município consiga conquistar mais recursos e mecanismos para que possa atender a demanda da população com conforto e prevenção, que a prioridade da gestão seja a excelência dos serviços prestados na área da saúde pública. “Minha prioridade é o acolhimento e a humanização no atendimento. O meu principal projeto é o fortalecimento no atendimento à Atenção Básica, especialmente na humanização do setor”, acrescentou Manoelzinho.

O novo secretário Municipal de Saúde de Nova Viçosa, Geraldo Magela já havia chegado à cidade desde meados do mês passado para levantar a situação do município – inclusive, tendo ido a Brasília na companhia do secretário de Relações Institucionais de Nova Viçosa, advogado Helielson Neves e do presidente da Câmara Municipal, vereador Anastácio Carvalho (DEM), onde se reuniram com o ministro da Saúde, Ricardo Barros e com o assessor especial do ministro, Messias Boaventura. O objetivo do encontro foi diagnosticar a situação da pasta junto ao governo federal e estabelecer novas parcerias na saúde pública em favor do município.

mageladdO novo secretário de Saúde de Nova Viçosa, disse que tem a expectativa de fazer um trabalho humanizado de acordo com os princípios do Ministério da Saúde onde a integralidade, universalidade, equidade, seja colocada acima do trabalho a cada dia e que a administração seja algo que faça a diferença ouvindo a população principalmente aqueles que estão mais necessitados de atenção e, que pretende desenvolver um trabalho que resulte no fortalecimento dos serviços prestados através do Sistema Único de Saúde. Disse que está assumindo um novo desafio e que vai trabalhar fazendo o possível para oferecer o melhor da saúde pública para a população primando pela excelência da gestão nos serviços públicos de saúde e assim, garantir o atendimento adequado a toda população.

O novo secretário Municipal de Saúde, Geraldo Magela disse ainda que planeja traçar o perfil da situação da Atenção Primária no município de Nova Viçosa e também pretende movimentar parcerias, afim de colocar em prática programas da gestão. “Tenho uma grande missão, de colocar em prática os projetos do prefeito Manoelzinho para melhorar os serviços de saúde. Irei me dedicar, para fazer uma grande gestão na Saúde, e atender os anseios da administração e da população. E também vamos buscar parcerias, as parcerias são mais do que importantes para se obter recursos, avançar os programas, melhorar o atendimento à população e seguir no crescimento da Saúde”, disse Magela.

Magela

Geraldo Magela Ribeiro atua muitos anos na área da saúde e ganhou prestigio ao reestruturar secretarias, hospitais e unidades outras de saúde na Bahia na qualidade de consultor em Saúde Pública. É historiador de formação, escritor e professor de história. Já foi titular da Secretaria Municipal de Planejamento e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Eunápolis. Titular da Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas nas duas gestões do Padre Apparecido Rodrigues Staut e também comandou a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna. E foi presidente da Comissão de Urgência e Emergência do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia. É ainda consultor nas áreas de Saúde, Planejamento, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Desafio

O novo secretário Municipal de Saúde de Nova Viçosa, Geraldo Magela terá que promover a reorganização administrativa da Saúde e otimizar os recursos humanos. Terá que construir um diagnóstico técnico sobre a pasta com o intuito de estabelecer metas a curto, médio e longo prazo. Precisará fazer modificações na equipe, principalmente em funções estratégicas, um diagnóstico que já lhe apontou gargalos conhecidos da população. Estabelecer parcerias para a melhoria da saúde no município e dialogar bastante com os setores essenciais para que os serviços mais emergenciais não sejam prejudicados. Magela tem extrema facilidade de comunicação e é bom no relacionamento com as equipes que comanda. Ele sabe mediar divergências e isto é crucial para uma boa administração. Na pasta já existem bons profissionais de saúde, só precisará de uma gestão de forte controle e que consiga concretizar os serviços demandados pela população. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: