Moradores chegam a ficar até 30 dias sem água em em Itabatã

Moradores chegam a ficar até 30 dias sem água em em Itabatã
25 setembro 11:47 2016 Imprimir esta notícia

Moradores de Itabatã, distrito de Mucuri, sofrem com a falta de água constante nas residências e estabelecimentos comerciais. Segundo relatos de moradores, em algumas casas não cai água há um mês. A situação é um problema para mais de 20 mil moradores.

Franciele Lima tem uma lanchonete no terminal rodoviário e diz que está difícil trabalhar. “Quase um mês que está sem água aqui. Semana passada o carro-pipa encheu aqui a água, mas mesmo assim, foi pouca água, acabou. Aqui nós temos que pegar água para lavar, para limpar, tem que pedir ao vizinho”, reclama a comerciante.

A situação tem obrigado muita gente buscar alternativas para não ficar sem água. Por isso, a procura por tanques e bombas d’água aumentou muito em uma loja de materiais de construção da cidade. “Em 90 dias, a procura aumentou em média de 60 a 70%”, calcula o gerente da loja, Vanilson Reis.

Segundo a Embasa, o fornecimento está sendo feito por quatro carros-pipa, sendo que três deles são usados para abastecer o reservatório da estação de tratamento, que depois distribui para casas em dias alternados. Mas no bairro São José operário, onde dona Idália Braga mora, os moradores se queixam que a água não chega. “Aqui tem 30 dias que a água não chega”, atesta.

O alívio pra dona Idália vem da boa vontade do vizinho. Ele tem um poço artesiano e como sabe da dificuldade que ela tem para carregar água por causa de um problema no joelho, ele mesmo instalou uma mangueira no poço, na tentativa de transportar a água com mais facilidade, para amenizar o sofrimento da dona de casa. “É a minha salvação”, diz.

A Embasa informou que uma captação alternativa na Fazenda das Pedras começou a ser operada na sexta-feira (23) para melhorar o abastecimento no distrito. A previsão é que sejam captados 800 metros cúbicos de água por dia, suficientes para abastecer as casas em dias alternados. (Informações: G1 BA)

  Categorias: