Na manhã da última quarta-feira, 13, deu entrada na Unidade Municipal Materno Infantil-UMMI uma criança de 8 meses apresentando graves problemas respiratórios, característicos de infecção gripal, que foi sucedida por pneumonia aguda. De acordo com a direção da Unidade, foi ministrada medicação e suporte respiratório para conter o quadro infeccioso pulmonar, no entanto, apesar dos esforços da equipe médica, com a evolução do caso, o paciente foi a óbito no início da tarde do mesmo dia.
Ainda durante o atendimento, amostras do material biológico da criança foram coletadas e por precaução, seguindo o protocolo, também de outros membros da família. Os materiais para os exames foram enviados ao LACEN/Salvador (único laboratório do Estado qualificado para essa análise de diagnóstico) e os resultados serão disponibilizados em aproximadamente 30 dias.
A Coordenação da Vigilância Epidemiológica esclarece que não há quaisquer motivos para pânico, pois até o momento não houve nenhum caso confirmado de H1N1 em Teixeira de Freitas, e que todas as medidas de precaução foram aplicadas no caso suspeito. Orienta ainda, que a população tome conhecimento das medidas de prevenção contra a gripe nas unidades de saúde e leve o público alvo da “Campanha de Vacinação” a partir desta segunda-feira, 18 de abril, para a imunização.
A Secretaria de Saúde ressalta ainda, que todas as unidades de atendimento de urgência e emergência da rede municipal estão utilizando protocolo de atendimento para os casos de “Síndrome Respiratória Aguda Grave” que possa ter qualquer tipo de relação com a “Gripe H1N1”. (Da redação TN)