Morte suspeita de criança em Teixeira de Freitas está sendo investigada e material coletado é mandado ao Lacen/Salvador

Morte suspeita de criança em Teixeira de Freitas está sendo investigada e material coletado é mandado ao Lacen/Salvador
18 abril 18:05 2016 Imprimir esta notícia

Na manhã da última quarta-feira, 13, deu entrada na Unidade Municipal Materno Infantil-UMMI uma criança de 8 meses apresentando graves problemas respiratórios, característicos de infecção gripal, que foi sucedida por pneumonia aguda. De acordo com a direção da Unidade, foi ministrada medicação e suporte respiratório para conter o quadro infeccioso pulmonar, no entanto, apesar dos esforços da equipe médica, com a evolução do caso, o paciente foi a óbito no início da tarde do mesmo dia.

Ainda durante o atendimento, amostras do material biológico da criança foram coletadas e por precaução, seguindo o protocolo, também de outros membros da família. Os materiais para os exames foram enviados ao LACEN/Salvador (único laboratório do Estado qualificado para essa análise de diagnóstico) e os resultados serão disponibilizados em aproximadamente 30 dias.

A Coordenação da Vigilância Epidemiológica esclarece que não há quaisquer motivos para pânico, pois até o momento não houve nenhum caso confirmado de H1N1 em Teixeira de Freitas, e que todas as medidas de precaução foram aplicadas no caso suspeito. Orienta ainda, que a população tome conhecimento das medidas de prevenção contra a gripe nas unidades de saúde e leve o público alvo da “Campanha de Vacinação” a partir desta segunda-feira, 18 de abril, para a imunização.

A Secretaria de Saúde ressalta ainda, que todas as unidades de atendimento de urgência e emergência da rede municipal estão utilizando protocolo de atendimento para os casos de “Síndrome Respiratória Aguda Grave” que possa ter qualquer tipo de relação com a “Gripe H1N1”.  (Da redação TN)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.