Mucuri: Terminam as obras de perfuração de poço artesiano em Itabatã

Mucuri: Terminam as obras de perfuração de poço artesiano em Itabatã
28 novembro 17:19 2016 Imprimir esta notícia

Iniciada no dia 4 de novembro, a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), órgão vinculado ao Governo do Estado, terminou a perfuração do primeiro poço artesiano no distrito de Itabatã. A obra havia sido anunciada pelo Governador Rui Costa em visita ao município em setembro, atendendo a uma reivindicação do Prefeito de Mucuri, Paulinho de Tixa.

Segundo o geólogo da Cerb, Antônio Vieira, o poço tem 151 mil metros de profundidade. Calcula-se uma vazão de 22 mil litros de água por hora.

Apesar da trégua que a crise hídrica deu, graças às fortes e constantes chuvas dos últimos dias, a medida que visa atender uma demanda emergencial de escassez de água potável será mantida. A seca prolongada foi um dos maiores problemas enfrentados pelo município de Mucuri neste ano. Agora, a Cerb iniciará a perfuração de um segundo poço artesiano em Itabatã. Outro poço foi perfurado na Sede de Mucuri no mês passado.

Desde o começo da crise hídrica, a Prefeitura de Mucuri disponibilizou à Embasa caminhões pipa para que a água potável chegasse às famílias atingidas pela seca. O abastecimento de água na Sede de Mucuri e nos distritos de Itabatã e Taquarinha não são responsabilidade da Prefeitura, mas sim do Governo do Estado. Por isso, o Prefeito Paulinho fez a solicitação ao Governador. “Não temos responsabilidade direta, mas como Prefeito meu papel é cobrar das entidades competentes”, explicou Paulinho na época. (Da redação TN)

  Categorias: