Mulheres de história são homenageadas pela Câmara de Teixeira de Freitas

Mulheres de história são homenageadas pela Câmara de Teixeira de Freitas
11 março 10:25 2018 Imprimir esta notícia

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas realizou sessão solene na noite desta quinta-feira (08/03), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Igualmente aconteceu o ano passado, este ano cada vereador homenageou uma mulher de história do município com uma moção de aplauso, com a exposição pública da sua biografia e flores. E todas as mulheres presentes foram presenteadas com flores pelos vereadores e, a música também fez parte da cerimônia em dois momentos, quando a cantora Mariana Mendes abrilhantou a noite com canções apropriadas para a data. Durante todo mês de março o Poder Legislativo realiza atividades em tributo ao mês dedicado às mulheres.

mud9O presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR) disse que ser mulher é uma mistura de delicadeza e força. “Nós não poderíamos deixar de dar nossa contribuição nesse dia. Em 2017 promovemos uma linda cerimônia e este ano estamos aqui no vãmente para parabenizarmos nesses dias do mês da mulher com uma extensa programação legislativa, pelas conquistas, sem esquecer-se dos cuidados que elas dedicam as suas famílias. E se hoje a data é lembrada como um pedido de igualdade de gênero que no passado nasceu principalmente de uma raiz trabalhista. A mulher sempre foi exemplo de dignidade, de vida, de caráter e se destacam porque sempre buscam se aprimorar. Ser mulher é realmente uma mistura de delicadeza e força e, sobretudo, é exemplo de autoestima e altivez. Por isso que a Câmara Municipal de Teixeira de Freitas se sente orgulho de fazer parte destas homenagens justas e necessárias”, festejou o presidente Agnaldo da Saúde.

mud8O presidente Agnaldo da Saúde abriu a reunião e depois passou o comando da presidência da sessão solene para a única mulher dentre os 19 vereadores do parlamento, a vereadora Erlita Conceição de Freitas (PT) que iniciou enaltecendo o papel da mulher na sociedade atual. “O objetivo desta sessão é externar apoio e homenagear mulheres guerreiras, que dedicam suas vidas em prol da população, pois seu amor é maior que sua posição social. Mulheres de fibra , que merecem ter seus nomes escritos não somente numa placa, mas também  gravados em nossos corações”, disse Erlita Freitas.

mud7Mães, esposas, batalhadoras, mulheres simples e autoridades do município foram homenageadas pelos vereadores com um certificado e com flores. Nesta sessão, a condução da cerimônia foi organizada por mulheres. A vereadora Erlita Freitas, que aproveitou a oportunidade para incitar a reflexão de que “é importante também pensar em todas as mulheres que lutaram para que nossos direitos fossem garantidos hoje, e esta é uma forma de agradecer e motivar ainda mais mulheres para assumir a causa, que é de todas nós, pois muito ainda há para ser conquistado”, acrescentou.

mud6Compuseram a mesa de honra da sessão solene: representando a DEAM – Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, a delegada titular Vivianne Scofield; a servidora pública Rozilene Salomão, representando as funcionárias da Câmara; a empresária Lucimélia Ferraz, representando a sociedade teixeirense por meio da Associação Comercial Empresarial (ACE); homenageando as mulheres da corporação e representando as policiais militares do município, a Cabo PM Valdirene.

mud5 Foram dezoito belas histórias de superação, luta, força, otimismo e carisma, entre tantos outros atributos que as mulheres dominam com graça e charme. O vereador Adriano Souza (Podemos) homenageou Susiane Souza Ribeiro Sá, bancária e culinarista vegetariana da Igreja Adventista. O vereador Agnaldo da Saúde (PR), homenageou a cozinheira Marly de Almeida Sousa Silva.

Ailton Lacerda (PSC) entregou sua homenagem para Leiliane Chaves dos Santos, representando o setor de educação do município, assim como o vereador Darlan Martins (PSD) que homenageou Elizabeth Imberti, diretora escolar; e o vereador Arnaldinho (PT) que festejou a professora Lucélia Rezende.

mud4A vereadora Erlita Freitas (PT) escolheu a senhora Dalvina Rodrigues para a homenagear como líder de movimentos sociais e pastorais que desenvolvem trabalhos voluntários no município. O vereador Joris Bento Xavier, o “Joris de Gel” (PTC) escolheu uma merendeira para representar as mulheres do povoado de Santo Antônio, na pessoa da senhora Marlene Rodrigues “dona Maza”.

mud3O vereador Jonathan Molar (SD) homenageou suas colegas de profissão, em nome da presidente da OAB Subseção Teixeira de Freitas, advogada Goretti Martins. O 1º vice-presidente da Câmara, vereador Bernardo Cabral (PSD) emocionou a todos com sua homenageada, a senhora Rita Rodrigues, mulher humilde e cheia de histórias relevantes, a quem considera como mãe.

O instinto filial também levou o vereador Leonardo do Sindicato (PC do B) a escolher sua mãe, dona Maria da Conceição Feitoza para receber a homenagem. O vereador Mendes da JC Madeiras (PSDB) escolheu uma representante do Duque de Caxias, dona Irinéa Nascimento, para homenagear as demais professoras daquele distrito.

mud2As mulheres da IDERP – Igreja de Deus Reavivamento Pentecostal de Teixeira de Freitas foram homenageadas na pessoa de Iraci Oliveira, escolhida pelo vereador Juvenal das Laranjas (Podemos). As trabalhadoras braçais com história de luta e vitória foram representadas pela homenageada do vereador Pedrão (PV), dona Maria Senhora Silva. O vereador Marcílio Goulart (PT) homenageou as mulheres da área da saúde e do conjunto habitacional Urbis I, II e III, em nome da agente de saúde Maria Edite Moreira.

As mulheres que amam o voluntariado foram representadas por Luzia da Silva Aguiar, homenageada do vereador Marcos Belitardo (PHS). Outros dois vereadores que homenagearam o setor da educação pública foram Valci Vieira (SD) e Ronaldo Cordeiro (PSC) que indicaram a professora doutora Olga Sueli Soares e a professora Maria José Mendes, respectivamente. Profissionais que amam e prezam pela qualidade da educação para o futuro das gerações. O vereador Sargento Berg (PSDB) escolheu a servidora da Câmara, Elizete Oliveira que foi outorgada com a honraria em nome das demais colaboradoras da limpeza da Casa.

mud1A trilha musical ficou por conta de outra mulher, a jovem cantora Mariana Mendes, 19 anos, que levou a plateia a uma deliciosa reflexão de amor com canções contemporâneas e cheias de significado para a data. E um poema dedicado às mulheres foi declamado pelo blogueiro Juliano Mendes que definiu as mulheres como seres imprescindíveis para a continuidade da humanidade. Para finalizar a noite, houve um coquetel num momento de confraternização entre outorgantes e homenageadas. (ASCOM).

  Categorias: