Música, dança e muita interpretação no II Festival de Ritmos em Posto da Mata

Música, dança e muita interpretação no II Festival de Ritmos em Posto da Mata
15 maio 19:39 2018 Imprimir esta notícia

O distrito de Posto da Mata viveu um dia de arte e literatura na sexta-feira do último dia 11 de maio, por ocasião da realização do II Festival Cultural Ritmos do Brasil, que ocorreu no Ginásio de Esportes Ângelo Magalhães, na Rua do Viveiro nº 18, no bairro Baía dos Anjos. Na 1ª edição do evento, em maio de 2017, o distrito de Posto da Mata transformou-se na “capital de todos os ritmos musicais”.

Este ano, Posto da Mata, mais uma vez celebrou a arte em grande estilo. O evento foi idealizado pelo Departamento Municipal de Cultura da Secretaria de Educação Cultura e Desportos de Nova Viçosa e envolveu todas as 8 Escolas Municipais do Fundamental II, que este ano trouxe o tema: “Bem vindo ao mundo do Cinema”, onde alunos do 6º ao 9º ano reproduziram cena do cinema através da dança.

Conforme o professor Ricardo Oliveira, diretor Municipal de Cultura e Desportos de Nova Viçosa e coordenador do projeto, este ano para o primeiro dia do evento, a modalidade escolhida foi gospel/cristã como forma de homenagear as músicas católica e evangélica que marcaram e ainda marcam gerações. E no segundo dia, no sábado do dia 19 de maio, as 8 Escolas do Fundamental II, de todo município de Nova Viçosa apresentarão seus trabalhos com temas livres dentro da temática “Bem vindo ao mundo do Cinema”.

fesd4O evento foi bastante prestigiado pelas autoridades do município, professores, alunos e pais de alunos. Se apresentaram as Escolas Municipais: Oscar Cardoso, Abel Dias de Melo, Vera Cruz, Bahia dos Anjos, Teones Fonseca, João Martins, Afrânio Cunha e Deolizando Rodrigues. Segundo o professor Ricardo Oliveira, houve momentos especiais que despertaram muitos talentos, a arte, a vocação e o protagonismo dos estudantes que representaram com muita maestria as suas escolas.

A pedagoga Natália Carolino, secretária Municipal de Educação, Cultura e Desportos de Nova Viçosa,  disse que o intuito do festival é mostrar à comunidade as ações desenvolvidas dentro das unidades de ensino, além de disseminar a importância da cultura brasileira. Festejou dizendo ainda que os alunos reproduziram cenas do cinema através da dança, como forma de ilustrar a cultura, a arte, a literatura no contexto educacional. Natália Carolino também agradeceu aos pais pelo apoio e por comparecerem ao evento, que é tão importante para estreitar os laços entre a família e a escola. Ela também agradeceu aos professores, pelo empenho na realização da Mostra Cultural e aos alunos, pelas bonitas apresentações e belos trabalhos realizados.

fesd1O diretor Municipal de Cultura e Desportos de Nova Viçosa e coordenador do projeto, professor Ricardo Oliveira, lembrou mais uma vez que para o próximo sábado, dia 19 de maio, no segundo dia do II Festival Cultural Ritmos do Brasil, em Posto da Mata, todos estão novamente convidados a conferir os dons e os talentos dos alunos. Os temas serão voltados para o Brasil e é importante que os convidados estejam de camisa cor azul, amarela ou branca para se celebrar e torcer juntos pelo Brasil na Copa do Mundo. E lembrou que o evento é realizado com o total apoio do prefeito Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho” (DEM) e o objetivo é promover a interação da comunidade com as atividades da escola. (Por Athylla Borborema)

  Categorias: