Na busca por ideias inovadoras vereadores de Pedro Canário visitam Câmara de Teixeira de Freitas

Na busca por ideias inovadoras vereadores de Pedro Canário visitam Câmara de Teixeira de Freitas
12 janeiro 12:31 2017 Imprimir esta notícia

O presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), recebeu nesta quarta-feira (11/01), a visita do presidente da Câmara Municipal de Pedro Canário, vereador Idelbrando Silva de Freitas (PDT), que veio na companhia de outros dois colegas vereadores, João Mendes Amorim (PROS) e Denis Pereira Amâncio (PSDB).

Os parlamentares capixabas vieram conhecer a estrutura da Câmara Municipal Teixeirense e teve o objetivo de conhecer a realidade do município vizinho tanto em estrutura física, quanto em estrutura funcional e, sobretudo, estreitar a interlocução entre os poderes irmãos e em busca de ideias e boas práticas que possam ser aplicadas na sua cidade.

Os edis capixabas foram recebidos pelo presidente da Casa, vereador Agnaldo da Saúde, que acompanhou a visita ao lado do vereador Joris Bento Xavier (PTC), mostrando e explicando sobre a estrutura do Legislativo teixeirense, mostrando-lhes os gabinetes e a funcionalidade administrativa.

amand3Os vereadores capixabas percorreram todo prédio do Poder Legislativo local e conheceram o Memorial da Câmara, o inovador projeto da Rádio Câmara FM e as futuras instalações da TV Câmara, além de outros projetos modelos que a Câmara teixeirense desenvolve no município, especialmente o “legislativo na escola”.

O presidente Agnaldo da Saúde disse que o encontro com o colega presidente Idelbrando Freitas teve o objetivo de estreitar os laços entre os vereadores da região, pois a partir dessa união há maiores possibilidades de conquistarem juntos benfeitorias para a tríplice fronteira regional.

“Essas visitas são muito proveitosas e propiciam aos vereadores a oportunidade de uma melhor integração com todos os segmentos da comunidade regional. Esse tipo de iniciativa é bastante produtivo, pois demonstra o interesse da vizinha Câmara de Pedro Canário em buscar o bem comum”, destacou o presidente Agnaldo.

amand2O presidente da Câmara Municipal de Pedro Canário, vereador Idelbrando Freitas, disse que ficou entusiasmado com o que viu, especialmente sobre os projetos desenvolvidos com alunos e comunidades baseados nas proposições dos vereadores. Para ele, já é hora de pensar em trabalhar em prol da região, pois cada dia mais se observa a necessidade de buscar recursos em grande escala para atender o maior número de pessoas possível. E a união entre os vereadores dos municípios vizinhos facilita a busca desses recursos e todo mundo sai ganhando

“Essa nossa visita à Câmara de Teixeira de Freitas, além de cortesia é uma forma de conhecermos melhor a realidade dos nossos vizinhos, mas também de buscar estreitar os laços e unirmos em prol da busca de benfeitorias para a nossa região, pois sabemos que precisamos, além de lutar pela melhora de nosso município canarense, é preciso melhorar a nossa região, que possa beneficiar a nossa tríplice fronteira”, ressaltou o presidente capixaba Idelbrando Freitas.

O vereador e radialista Denis Amâncio, locutor da Rede de Rádios Sim e eleito pela primeira vez ao parlamento de Pedro Canário, saiu motivado com o que viu na Câmara de Teixeira de Freitas e sugeriu intercâmbio de servidores das duas câmaras municipais, para aperfeiçoamento técnico sobre inúmeros procedimentos adotados pela Casa na área de licitações, terceirização de serviços e melhorias no controle administrativo.

amand1“A funcionalidade da Câmara de Teixeira de Freitas é admirável e a aquisição da Rádio Câmara FM é uma conquista grandiosa para o parlamento. Realmente é preciso valorizar o trabalho dos vereadores, pois os parlamentares é que são os pára-choques da democracia. São nos municípios que as pessoas vivem e as câmaras municipais são o reflexo da sociedade”, argumentou o vereador capixaba Denis Amâncio.

O vereador capixaba João Mendes Amorim disse que a função deles, apesar do recesso parlamentar na maioria das instituições do país, é conhecer exemplos que pudessem ser aplicados na melhoria das condições do trabalho parlamentar em Pedro Canário. Amorim elogiou a conquista do projeto da Rádio Câmara FM e disse que a instalação do meio de comunicação vai garantir transparência nos atos da gestão legislativa e aproximar a população do trabalho desenvolvido pelo Poder Legislativo.

amandO vereador capixaba João Amorim disse que a visita proporcionou a possibilidade de ter analisado a tradição de atuação dos vereadores teixeirenses, apenas para ter como base suas atuações na sociedade, podendo conhecer áreas que os mesmos priorizam os projetos que valorizam e levam benefícios a população. Questões relacionadas ao meio ambiente, transporte público, inclusão social e modernização dos instrumentos legislativos fizeram parte da conversa entre os parlamentares. A troca de experiências continuou no almoço. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: