Nova Hemodinâmica traz mais segurança aos pacientes cardiovasculares do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas

Nova Hemodinâmica traz mais segurança aos pacientes cardiovasculares do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas
02 agosto 10:19 2017 Imprimir esta notícia

O Hospital Municipal de Teixeira de Freitas em sua busca incessante para oferecer serviços médico-hospitalares para os teixeirenses, ampliou e modernizou o serviço de hemodinâmica. A nova estrutura oferece as ferramentas tecnológicas mais avançadas para o diagnóstico e o tratamento das doenças cardiovasculares. A nova unidade consiste em um conjunto de recursos tecnológicos de performance e precisão até então indisponíveis para a definição de doenças vasculares. Por gerar imagens de alta definição, o novo aparelho oferece precisão diagnóstica e terapêutica superior aos aparelhos em uso nas mais variadas partes do país.

O prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito (PSD), disse que foi possível modernizar e ampliar as instalações da hemodinâmica e instalar equipamentos de última geração, e a capacidade de atendimento tem potencial para ser triplicada. Entre as novidades, estão os recursos para o diagnóstico e o tratamento de obstruções vasculares complexas, no coração, no cérebro e nos vasos periféricos. E que além da tecnologia de ponta, o atendimento foi humanizado, as novas instalações são confortáveis, o que permite que o paciente seja mais bem acolhido. E, além disso, houve um salto em relação à segurança no diagnóstico e o novo espaço ganhou mais leitos para repouso.

hemod3Para a advogada Elaine de Almeida Silva, coordenadora administrativa da Hemodinâmica do Hospital Municipal, os investimentos foram direcionados para que a nova sala de hemodinâmica se tornasse híbrida, ou seja, que possibilitasse a realização de procedimentos com a participação dos hemodinamicistas, dos cirurgiões e dos anestesistas cardiovasculares. Onde a estrutura para atendimento do serviço de hemodinâmica está alinhada com aquela que é oferecida nos grandes centros urbanos, apresentando uma edificação moderna, com salas integradas, equipamentos de última geração e capacidade para atender de forma completa os pacientes acometidos com doenças coronarianas.

Conforme o médico cardiologista e hemodinamicista Mateus de Campos Silva, o serviço de hemodinâmica do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas garante aos pacientes da região o acesso às técnicas de cateterismo e angioplastia, que permitem tratar vários tipos de cardiopatias de forma segura e minimamente invasiva. Juntamente com esses procedimentos foi instalado o serviço de cirurgia cardíaca, para os casos que se fizerem necessários. Sendo que a unidade colocou para funcionar todas as 12 UTIs coronarianas, que vêm unificar toda a área de cardiologia do hospital.

hemod2O médico Mateus Campos, que é o líder da equipe como diretor da Cardiologia e coordenador do CTI, demonstra um profissional preocupado em qualificar o seu atendimento e em ampliar a complexidade dos serviços prestados a população da região, destaca que o serviço de hemodinâmica e cirurgia cardíaca, passa a ter uma linha completa de atenção ao paciente cardiológico. Ou seja, uma estrutura para resolução das complexidades que envolvem o tratamento das síndromes coronarianas agudas, como o infarto do miocárdio e suas complicações, com a realização de angioplastia primária (imediata) com “stent” cirurgias cardíacas.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, José Arcângelo Depizzol, para implantar o novo serviço foram investidos em edificações, instalações especiais e equipamentos. A nova máquina de hemodinâmica é de ultima geração e faz até 15 exames por dia, funcionando até nos finais de semana, sendo que a antiga máquina fazia apenas 4 exames por dia. O hospital conquistou novos profissionais, capacitou funcionários, enfermeiros, técnicos em enfermagem e técnicos em radiologia para o trabalho, tendo contratado uma equipe médica específica e com experiência para realizar os atendimentos, tanto eletivos como de urgência e emergência. E junto com o novo serviço de hemodinâmica foi incluída na programação de revitalização do Hospital Municipal a reativação das UTIs coronarianas, que já conta com 12 leitos para dar suporte e retaguarda aos serviços implantados.

hemod1A nova hemodinâmica do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas diminui riscos de sequelas em pacientes cardiovasculares, porque é o único Hospital entre os públicos do extremo sul baiano que oferece angioplastia primária e cateterismo. Na semana passada, o deputado estadual Heber de Sousa Santana (PSC), esteve visitando a unidade após ter conquistado uma vaga para o seu sogro que é da cidade de Porto Seguro para que fosse submetido a um procedimento urgente no coração na Hemodinâmica do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

hemod“A assistência prestada aos baianos que necessitam ser submetidos ao cateterismo e angioplastia ganhou ainda mais agilidade no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas pelo Sistema Único de Saúde. Quero externar meu agradecimento ao prefeito Temóteo Brito e especialmente ao doutor Mateus Campos, médico dedicado e comprometido, que nos prestou toda atenção e carinho, que com sua equipe fez o de melhor para salvar o paciente. Um serviço público que nos encantou em favor de todas as pessoas e de todos os gêneros como são tratadas aqui, onde muitos hospitais particulares não possuem um atendimento tão humanizado e comprometido como esse”, enalteceu o deputado. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: